Expectativa de vida dos brasileiros supera 72 anos

Expectativa de vida dos brasileiros supera 72 anos
O personagem Spock, da série Jornada nas Estrelas, e sua conhecida saudação "Viva muito e prospere."
[Imagem: CortesiaNULL]

Vida média

A expectativa de vida da população brasileira passou de 69,66 anos, em 1998, para 72,86 anos, em 2008. No ano passado, a esperança de vida dos homens era de 69,11 anos e a das mulheres, de 76,71 anos.

Os dados são da pesquisa Tábua Completa de Mortalidade, divulgada hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicada no Diário Oficial da União.

Tábua da Vitalidade

Segundo o IBGE, o Brasil levará um certo tempo para alcançar patamares elevados como os do Japão, de Hong Kong (China), da Suíça, da Islândia, da Austrália, da França e da Itália, onde a vida média já é superior a 81 anos. Pela pesquisa, o Brasil só atingirá esse nível por volta de 2040.

Os dados indicam, entretanto, que o avanço é significativo, se for considerada a expectativa de vida do brasileiro em 1940 - inferior aos 50 anos de idade (45,50 anos).

A Tábua Completa de Mortalidade da população do Brasil é divulgada anualmente pelo IBGE desde 1999 e tem sido usada pelo Ministério da Previdência Social como um dos parâmetros do fator previdenciário das aposentadorias sob o Regime Geral de Previdência Social.


Ver mais notícias sobre os temas:

Qualidade de Vida

Terceira Idade

Saúde Pública

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2017 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.