Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

16/03/2015

Extrato de planta supera filtros solares na proteção da pele

Redação do Diário da Saúde
Extrato de planta supera filtros solares na proteção da pele
Esta planta da Amazônia também é capaz de proteger a pele melhor do que os filtros solares. Além disso, pesquisadores brasileiros já desenvolveram um filtro solar à base de urucum.[Imagem: Wikipedia/João Medeiros]

A pele precisa se defender constantemente dos estressores ambientais, tais como a radiação ultravioleta (UV) e produtos químicos.

Para lidar especificamente com a radiação UV, várias células da pele desenvolveram um sistema de defesa antioxidante muito complexo.

Por outro lado, o uso dos filtros solares tem-se disseminado, fazendo crescer a preocupação tanto com seu uso exagerado, impedindo a sintetização da vitamina D, quanto com o fato de que vários componentes desses cremes não são totalmente inertes, podendo ter efeitos secundários sobre o organismo, sobretudo alergias.

Proteção natural da pele

A boa notícia vem de uma pesquisa que descobriu um novo agente derivado de plantas que protege a pele contra os efeitos nocivos da radiação UV reforçando o próprio sistema de defesa natural da pele.

"Nós descobrimos que o antioxidante ativo Licocalcona A, que é o principal componente do extrato da raiz da planta Glycyrrhiza inflata (licopódio chinês), é capaz de proteger a pele dos danos da radiação UV de dentro, através do reforço do próprio sistema de defesa da pele," conta a professora Gitta Neufang, que publicou seu trabalho na revista científica Experimental Dermatology.

"Assim, extratos de plantas com o perfil descrito são capazes de fornecer um escudo protetor à exposição ao sol que reforça e vai além da ação dos protetores solares em relação à proteção do sol," acrescentou a pesquisadora.

As células da pele tratadas com o licocalcona A produziram uma maior quantidade de moléculas antioxidantes "autoprotetoras" da pele. Por conseguinte, essas células foram muito menos prejudicadas quando expostas a níveis elevados de radiação UV.


Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão