Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

02/03/2015

Fármaco de erva asiática é eficaz contra ebola

Com informações da Agência Brasil

Tetrandrina

Uma molécula derivada de uma erva asiática revelou-se eficaz contra a infecção de ratos com o vírus do ebola, abrindo portas para um possível tratamento em humanos, revela investigação publicada na revista Science.

Cientistas do Instituto de Pesquisa Biomédica do Texas, nos Estados Unidos, descobriram que a tetrandrina, uma molécula de origem vegetal, em pequenas doses, protege ratos da infecção, sem efeitos secundários sérios.

A tetrandrina é um bloqueador de canais de cálcio, e foi isolada da planta Stephania tetrandra e outras ervas nativas do Japão e da China. Hoje a molécula já é produzida de forma sintética.

"Quando testamos esta molécula em ratos, ela impediu a reprodução do vírus e permitiu salvar a maior parte deles do ebola," explicou um dos autores do estudo, Rovert Davey.

O próximo passo dos pesquisadores será testar a inocuidade e a eficácia da molécula contra o ebola em primatas (macacos), o primeiro passo para os testes em humanos.

Canais de cálcio

Os autores do estudo determinaram que o mecanismo que permite às células transmitirem cargas elétricas, no qual os detectores de cálcio desempenham um papel-chave, é importante na infecção do ebola.

Eles descobriram que dois detectores de cálcio são particularmente importantes para que o vírus penetre nas células para se multiplicar e testaram diversas moléculas, incluindo a tetrandrina, para determinar qual seria mais eficaz para neutralizar os detectores.

De acordo com o mais recente balanço da Organização Mundial da Saúde, o novo surto de ebola fez 9.177 mortos desde o início de 2014, a maior parte na Libéria, na Serra Leoa e na Guiné-Conacri.


Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?