16/09/2011

Feijão transgênico desenvolvido pela Embrapa é aprovado

Redação do Diário da Saúde

Biossegurança

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou o feijão transgênico desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

O feijão, do tipo carioquinha, é um organismo geneticamente modificado para se tornar resistente ao mosaico dourado, uma doença que deforma as vagens e grãos e causa o "abortamento das flores", diminuindo a produtividade da lavoura.

Há inúmeros questionamentos e dúvidas sobre a segurança dos organismos geneticamente modificados sobre a saúde humana, a chamada biossegurança.

A própria aprovação pela CTNBio não foi unânime: foram 15 votos a favor, 2 abstenções e 5 votos para que o assunto fosse melhor discutido.

Transgênico nacional

Com a aprovação, o feijão transgênico agora irá para análise do Ministério da Agricultura, quando as sementes transgênicas serão multiplicadas e selecionadas as variedades que poderão ser comercializadas.

A expectativa é que esse processo leve cerca de três anos, quando então o feijão transgênico chegará ao consumidor.

A Embrapa trabalha no desenvolvimento do feijão transgênico desde o ano 2000, sendo esta a primeira planta transgênica totalmente produzida por instituições públicas de pesquisa brasileiras.

Vacina para plantas

Segundo Francisco Aragão, um dos responsáveis pela pesquisa, a modificação genética desenvolvida se assemelha a uma vacinação da planta.

"Existe uma autoproteção da planta, como se fossem anticorpos. Quando o mosquito pica a planta e o vírus entra na célula, essa proteção entra em ação para repelir o vírus. O que fizemos foi uma antecipação a esse fato. Fornecemos ao feijão essa resistência antes mesmo de a planta ser picada," explicou.

Segundo ele, com a técnica de modificação genética utilizada, não há produção de novas proteínas na planta, o que eliminaria o risco de alergenicidade e toxidez.

Para chegar à variedade resistente, foram feitos inúmeros cruzamentos, que geraram 22 linhagens. Dessas, duas se mostraram resistentes à praga.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Conservação de Alimentos

Genética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.