17/09/2013

Hologramas 3D mostram órgãos inteiros aos médicos

Redação do Diário da Saúde

Um novo software permite que os médicos vejam e manipulem hologramas 3D dos órgãos humanos diretamente em sua mesa.

E o melhor é que a técnica funciona a partir de imagens médicas comuns, obtidas a partir de exames de ultra-som, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Graças ao sistema informatizado, chamado Z-Space, o médico pode utilizar uma tela plana comum para projetar uma cópia 3-D do coração, fígado, intestino, pâncreas, ou de qualquer outro órgão que precise ser diagnosticado.

O holograma é individualizado e pode ser manipulado, por exemplo, para ampliar uma veia ou abri-la. O mais útil, porém, é "mergulhar" no órgão, vendo seu interior em detalhes.

Sergio Aguirre e seus colegas do Instituto Tecnológico de Monterrey (México), criadores da tecnologia, fundaram uma empresa, a Echopixel, para comercializar a tecnologia.

Hologramas 3D mostram órgãos inteiros aos médicos
O programa combina as diversas imagens planas, traduzindo-as em dados volumétricos e colocando as fatias em uma forma tridimensional - imagem ilustrativa.
[Imagem: INVDES]

Gerador de hologramas

O gerador de hologramas funciona usando imagens comuns que nada mais são do que "fatias" do corpo humano, obtidas por tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

O programa então combina as diversas imagens, traduzindo as imagens planas em dados volumétricos, colocando as fatias em uma forma tridimensional.

"Com a inovação que nós criamos, os médicos terão a possibilidade de trabalhar com as partes do corpo, e não apenas com imagens.

"Atualmente, o diagnóstico é feito com imagens de ultra-som, tomografia computadorizada ou ressonância magnética do paciente. Entre 500 e 1.000 imagens de um órgão são entregues ao médico, que deve então reconstruir as imagens mentalmente para detectar uma anomalia ou tumor. Este é um processo cognitivo muito intenso, mas pode ser ineficiente. Nosso sistema pega todas essas imagens e as exibe como um órgão inteiro," explicou Sergio Aguirre.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Exames

Olhos e Visão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.