06/02/2013

Nem Marte, nem Vênus: Homens e mulheres são da Terra

Redação do Diário da Saúde
Homens são de <strike>Marte</strike> Terra, mulheres são de <strike>Vênus</strike> Terra
Ao contrário da teoria popular, apenas nas características físicas homens e mulheres se distinguem - mas no sentido inverso ao dos planetas e da mitologia, já que Vênus (esquerda) é bem maior que Marte (direita).
[Imagem: Wikipedia]

Mito dos planetas sexuais

Você certamente já ouviu falar que "mulheres são de Vênus e homens são de Marte".

O ditado, disseminado pela literatura popular e pela própria psicologia, expressa a crença de que homens e mulheres são tão fisiologicamente diferentes que parece que vêm de planetas diferentes.

Mas um novo estudo mostra que talvez já seja hora de trazer as teorias dos sexos de Marte e de Vênus de volta para a Terra.

Depois de analisar 122 características - da empatia e da sexualidade à extroversão e ao gosto por ciências - de 13.301 voluntários de ambos os sexos, Bobbi Carothers e Harry Reis, da Universidade de Rochester (EUA), concluíram que homens e mulheres não caem naturalmente em grupos distantes.

Em vez disso, homens e mulheres distribuem-se de forma aleatória em cada característica estudada, com uma larga sobreposição de homens e mulheres compartilhando os mesmos traços psicológicos.

Em outras palavras, não importa o quão estranho e imperscrutável seja seu parceiro ou parceira, seu gênero provavelmente é apenas uma pequena parte do problema.

Estereótipos sexuais

"As pessoas pensam sobre os sexos como categorias distintas. 'É menino ou menina?' é a primeira coisa que todo o mundo pergunta sobre um recém-nascido, e o sexo persiste ao longo da vida como uma das mais difundidas características para categorizar os humanos," diz o Dr. Harry Reis.

Mas essa separação não suportou um exame mais minucioso.

Utilizando três procedimentos estatísticos diferentes, Bobbi Carothers buscou evidências de atributos que pudessem categorizar uma pessoa como homem ou mulher de forma confiável.

Isso só foi possível nos critérios antropométricos, como peso, altura, largura dos ombros, circunferência dos braços e relação tronco/cintura.

Outros casos em que homens e mulheres tipicamente caem em grupos separados são montar álbuns de fotografia da família e cosméticos (mulheres), e lutar boxe e assistir filmes pornográficos (homens).

Mas para a grande maioria das características psicológicas, incluindo a relação com o sucesso, a seleção de um parceiro e a empatia, homens e mulheres definitivamente são do mesmo planeta.

Por exemplo, estiveram longe de ser exceções os casos de homens com grande empatia e mulheres boas em matemática, ao contrário dos estereótipos tradicionais.

Homens e mulheres são da Terra

Com poucas exceções, como as citadas, a variabilidade dentro de cada sexo e a sobreposição entre os sexos é tão extensa que os autores concluem que seria inexato usar tipos de personalidade, atitudes e indicadores psicológicos para triar membros de um grupo como homens e mulheres.

"Assim, ao contrário das afirmações de títulos de psicologia popular, como 'Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus', não é verdade que homens e mulheres pensam sobre seus relacionamentos de formas qualitativamente diferentes," escrevem os autores.

A melhor evidência de que a chamada divisão de gênero Marte/Vênus não é a verdadeira fonte de atrito nas relações, diz o professor Reis, é que "casais de gays e lésbicas têm os mesmos problemas com relação um ao outro que os casais heterossexuais. Claramente não é o sexo, mas a característica humana que causa dificuldades [nos relacionamentos]".

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Gênero

Sexualidade

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.