02/07/2013

Honda começa a testar exoesqueleto robótico

Redação do Diário da Saúde
Honda começa a testar exoesqueleto robótico
O exoesqueleto usa a mesma tecnologia de controle cooperativo usada pelo robô humanoide Asimo.
[Imagem: Honda]

A empresa japonesa Honda começou a disponibilizar um exoesqueleto que promete revolucionar os tratamentos de reabilitação e, no futuro, facilitar a vida de pessoas idosas ou com deficiências parciais.

O aparelho, chamado "Dispositivo de Assistência ao Caminhar", está sendo desenvolvido desde 1999 pela mesma equipe que desenvolveu o robô humanoide Asimo.

Isto porque o exoesqueleto usa a mesma tecnologia de controle cooperativo que monitora o movimento das pernas do robô.

O computador de controle ativa os motores com base em informações obtidas a partir de sensores do ângulo do quadril durante a caminhada, de forma a melhorar a simetria da altura de cada uma das pernas conforme elas se levantam do solo e se estendem para a frente.

É esse monitoramento, inspirado em estudos detalhados do caminhar humano, que permite que o robô Asimo ande de forma autônoma.

E garante também que o exoesqueleto manterá a pessoa de pé, independentemente de suas condições físicas ou de seu movimento, que pode ser errático no caso de alguns pacientes.

Honda começa a testar exoesqueleto robótico
O exoesqueleto pesa apenas 2,6 kg, já incluindo a bateria, e é "vestido" usando unicamente cintas e fivelas.
[Imagem: Honda]

O exoesqueleto pesa apenas 2,6 kg, já incluindo a bateria, e é "vestido" usando unicamente cintas e fivelas, o que o torna adequado para pacientes com várias medidas corporais.

Agora, a Honda decidiu que o aparelho já está pronto para ser testado na prática.

Para isso, a empresa está convidando hospitais japoneses para avaliar 100 unidades do aparelho, que estão sendo disponibilizadas inicialmente para tratamentos de reabilitação e fisioterapia.

Segundo a empresa, o objetivo é "obter opiniões e feedback dos usuários do mundo real para melhorar ainda mais as funções e a usabilidade do dispositivo."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Robótica

Ossos e Articulações

Terceira Idade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.