Inglaterra proíbe fumar dentro de carros com crianças

Motoristas e passageiros de veículos que estiverem transportando crianças não poderão mais fumar no interior do carro na Inglaterra. A lei, que entrará em vigor a partir de outubro, visa proteger os mais novos e evitar que eles sejam fumantes passivos desde cedo.

Com a nova legislação, quem for pego fumando dentro de um carro que tenha crianças como passageiros terá de pagar uma multa de £50 (cerca de R$ 220).

Mais de 430 mil crianças estão expostas ao cigarro dentro de carros como fumantes passivas a cada semana, de acordo com a Fundação Britânica do Pulmão. Especialistas da área da saúde pública afirmam que crianças que são fumantes passivas têm mais risco de terem asma, meningite e morte súbita.

A Ministra da Saúde, Jane Ellison, considerou a nova lei um "passo importante para proteger as crianças dos danos causados pelo cigarro a fumantes passivos".

Três milhões de crianças estão expostas ao cigarro como fumantes passivas, colocando sua saúde em risco. Sabemos que muitas delas sentem vergonha ou têm medo de pedir para os adultos pararem de fumar. Por isso essa medida é importante", disse.

Contras e mais leis

A lei foi aprovada com 342 votos a favor e somente 74 contra e foi considerada uma grande vitória pela Fundação Britânica do Pulmão. Do outro lado, o grupo de fumantes Floresta afirmou que a medida era "impossível de ser aplicada".

"A grande maioria dos fumantes sabe que é inaceitável fumar em um carro com crianças e eles não fazem isso. Não precisam que o estado fique fiscalizando suas vidas", disse o diretor do grupo, Simon Clark. "A polícia não vai ser capaz de fazer cumprir a lei. O governo vai precisar de um pequeno exército de bisbilhoteiros para pegar os infratores."

Para a chefe executiva da Fundação Britânica do Pulmão, Penny Woods, por outro lado, o próximo passo deverá ser criar novas regulações para embalagens de tabaco.

"Nós pedimos ao governo para mostrar esse mesmo comprometimento e impor a criação de embalagens padronizadas para todos os produtos do tabaco, para proteger as 200 mil crianças que começam a fumar a cada ano neste país", disse.


Ver mais notícias sobre os temas:

Tabagismo

Saúde Pública

Drogas Lícitas

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.