18/05/2016

A Lua afeta mesmo nosso humor e nosso comportamento?

Redação do Diário da Saúde
A Lua afeta mesmo nosso humor e nosso comportamento?
"Haja ciência ou não por trás do mito, o mistério da Lua continuará a fascinar as civilizações nos anos que virão."
[Imagem: NASA]

Mito e realidade

Sempre cercada por uma aura de mistério, a Lua e sua possível influência sobre o comportamento humano têm sido objeto de fascínio e especulação há milênios.

Embora a Lua Cheia definitivamente não vá transformar ninguém em lobisomem, há um saber popular que a aponta como responsável por uma piora na qualidade do sono.

Mas será que há algo real por trás desse mito?

Para estabelecer se as fases lunares afetam os seres humanos de alguma forma, um grupo internacional de pesquisadores estudou crianças para ver se os seus padrões de sono se alteravam ou se havia diferenças em suas atividades diárias. A coleta de dados ocorreu ao longo de 28 meses, o que é equivalente ao mesmo número de ciclos lunares.

"Nós consideramos que fazer esta pesquisa com crianças seria mais relevante porque elas são mais passíveis de mudanças de comportamento do que os adultos e as suas necessidades de sono são maiores do que as dos adultos," explicou o Dr. Jean-Philippe Chaput, do Instituto de Pesquisa de Ontário (Canadá).

Sono durante a Lua Cheia

Os resultados revelaram que a duração do sono noturno durante as noites de Lua Cheia apresentou uma diminuição média de 5 minutos - uma variação de 1% - em comparação com a Lua Nova. Nenhuma outra modificação substancial de comportamento foi identificada.

Ainda que confirme uma influência ligeira, a implicação clínica de 5 minutos a menos de sono durante a Lua Cheia não representa uma ameaça considerável para a saúde.

Os dados mostram uma diferença substancial em relação a outro estudo recente, feito na Suíça, com adultos, que mostrou uma diferença de 20 minutos no sono, além de uma maior demora para pegar no sono.

Outros estudos também revelam relações importantes quanto à melhor fase da Lua para engravidar.

Ciclo lunar e biologia

A equipe ressalta que, ainda que os resultados deste estudo sejam conclusivos, a controvérsia sobre a Lua Cheia poderia levar a mais pesquisas para determinar se nossa biologia é, de alguma forma, sincronizada com o ciclo lunar, ou se a Lua Cheia tem uma influência maior em pessoas que sofrem de transtornos mentais ou doenças físicas.

"O folclore e até mesmo certos casos de conhecimento ocupacional sugerem que problemas de saúde mental ou comportamentos dos seres humanos e animais são afetados pelas fases lunares. Haja ciência ou não por trás do mito, o mistério da Lua continuará a fascinar as civilizações nos anos que virão," concluiu Chaput.

Os resultados foram publicados na revista Frontiers in Pediatrics.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Sono

Espiritualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.