Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

30/04/2012

Tipo específico de malária apresenta resistência a medicamentos

Redação do Diário da Saúde

Avanços e retrocessos

A exemplo do que vem sendo alertado por especialistas nos últimos anos, um novo estudo demonstrou que o mosquito transmissor da malária na África apresenta resistência aos medicamentos disponíveis contra a doença.

No início deste ano, a comunidade científica comemorou um feito inédito, a possibilidade de sintetizar em larga escala o melhor medicamento contra a malária.

Isto significa que será possível brevemente oferecer a medicação, a preços razoáveis, para todos os 225 milhões de pacientes que sofrem de malária em todo o mundo.

Arteméter

Agora, porém, um estudo publicado na revista Malaria Journal documentou, em testes de laboratório, que o parasita Plasmodium falciparum está adquirindo resistência ao arteméter, um medicamento utilizado no combate à malária.

A causa mais provável da resistência ao medicamento são mutações genéticas no parasita, embora este estudo agora publicado não tenha estudado este aspecto.

A resistência cobre um tipo específico de malária, mais comum na África.

Também será necessário analisar o alcance dessa resistência, ou seja, quais as regiões estão sujeitas as estas eventuais alterações genéticas.

Doença negligenciada

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 655 mil pessoas morreram em 2010 por malária, que é a quinta principal causa de morte nos países subdesenvolvidos.

A brasileira Fiocruz é uma das entidades mais ativas no mundo em busca de alternativas de tratamento para a malária, sobretudo de uma vacina.


Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Medicamentos

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?