27/06/2013

Desvendado mecanismo anticâncer natural

Redação do Diário da Saúde

Se, por vezes, as células sadias perdem a batalha, e um câncer emerge, não é por falta de esforço do próprio organismo.

Denominado "senescência induzida por oncogene", este mecanismo consegue bloquear a maioria dos tipos de câncer, e pode ser visto mais comumente quando um candidato a câncer de pele se transforma em verrugas de crescimento lento.

Os tumores que atingem o estágio de malignidade conseguem isso derrotando ou contornando esse mecanismo protetor.

É por isso que os cientistas estão ansiosos para descobrir exatamente como ele funciona.

"Nós já sabíamos alguns detalhes dos sinais moleculares que medeiam esta resposta senescente, mas precisávamos compreender a via de sinalização em mais detalhes", explica Peiqing Sun, do Instituto de Pesquisas Scripps (EUA).

Oncogenes

É isto que Sun e seu colega Hui Zheng acabam de fazer.

Eles desvendaram as interações em cascata de três enzimas que são necessárias para iniciar um tipo comum de senescência induzida por oncogene.

Oncogenes são genes relacionados com o crescimento que, através de danos ao DNA, mutações hereditárias ou alguma outra causa, forçam as células para um ritmo anormal de divisão, o que faz com que elas se multipliquem descontroladamente, criando um tumor.

Os oncogenes da família de genes conhecida como "ras" são os que têm sido mais comumente ligados aos cânceres humanos, e os mais estudados como fatores desencadeantes da senescência.

Sun e outros pesquisadores descobriram uma década atrás que uma enzima chamada p38 está próxima do topo da cascata de eventos que caracteriza a resposta da senescência induzida pela ras.

Em 2007, eles verificaram que a p38 desempenha seu papel nessa cascata ativando outra enzima, chamada PRAK, através da adição de um grupo fósforo, uma modificação conhecida como a fosforilação.

Agora, eles descobriram que a PRAK cumpre seu papel através de outra enzima, chamada Tip60 - quando não há Tip60, a senescência não ocorre.

"A descoberta destes detalhes do início da cascata de sinalização nos ajuda a entender melhor o que precisamos alvejar para inibir o surgimento do câncer", disse Sun.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Câncer

Genética

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.