20/03/2013

Estudo mostra mecanismos biológicos dos benefícios da acupuntura

Redação do Diário da Saúde
Estudo mostra mecanismos moleculares dos benefícios da acupuntura
Outros estudos já demonstraram que a acupuntura muda a percepção e o processamento da dor diretamente no cérebro.
[Imagem: Wikimedia]

Provas materiais

A acupuntura é largamente utilizada para tratar inúmeras enfermidades, entre elas o estresse crônico.

Embora os mestres chineses que criaram a acupuntura falem em "canais de energia" do corpo, os médicos atuais estão tentando descobrir a "materialidade" dos bons resultados da prática milenar.

Segundo eles, compreender os mecanismos moleculares disparados pela acupuntura, que resultam na eliminação do estresse e das dores, pode ajudar a aumentar a sua aceitação entre a medicina acadêmica, voltada à alopatia.

"Muitos praticantes de acupuntura observam que essa prática milenar reduz a tensão nos seus pacientes, mas existe uma falta de prova biológica de como ou por que isso acontece," justificam Ladan Eshkevari e seus colegas da Universidade Georgetown (EUA).

Para tranquilidade geral, segundo o estudo, "nós estamos começando a entender o que ocorre em nível molecular que ajuda a explicar os benefícios da acupuntura".

Bases moleculares da acupuntura

O estudo consistiu em uma série de experimentos em cobaias para testar suas reações fisiológicas à eletroacupuntura - "Eu usei a eletroacupuntura porque assim eu podia ter certeza de que cada animal estava recebendo a mesma dose do tratamento," disse a pesquisadora.

No tratamento, foi usado um ponto chamado "Zusanli", localizado abaixo do joelho, que alivia uma variedade de condições, incluindo o estresse crônico.

A pesquisadora mediu os níveis sanguíneos de hormônios secretados pelo eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), que inclui o hipotálamo - as interações entre esses órgãos controlam as reações ao estresse e regulam a digestão, o sistema imunológico, o humor e as emoções, a sexualidade e o armazenamento e o dispêndio de energia.

Ela também mediu os níveis de NPY, um peptídeo secretado pelo sistema nervoso simpático, associado à resposta "fugir ou lutar" frente a uma ameaça, resultando na constrição do fluxo sanguíneo para todo o corpo, exceto para o coração, pulmões e cérebro, os órgãos mais exigidos para reagir ao perigo.

"Verificamos que a acupuntura eletrônica bloqueia elevações crônicas, associadas ao estresse, dos hormônios do eixo HPA e da rota simpática NPY," relata Eshkevari.

Segundo ela, o estudo vem se somar a um crescente conjunto de evidências que podem ajudar a convencer os mais céticos sobre os efeitos benéficos da acupuntura.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Acupuntura

Terapias Alternativas

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.