Quer fazer meditação? Comece no trabalho

Meditação no trabalho
A meditação não depende do ambiente exterior, mas do interior daquele que busca a paz interna.
[Imagem: Wikimedia/John Hill]

Vencido o preconceito da academia, agora há um fluxo constante de publicações científicas atestando os benefícios da meditação.

Invariavelmente, esses trabalhos concluem que a meditação aumenta a energia e a concentração e que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de contribuir para alterações positivas em padrões mentais e induzir mudanças fisiológicas benéficas.

Mas como tirar proveito da meditação se poucas pessoas contam com o tempo e o local tranquilo normalmente associados à prática?

Meditação no trabalho

A proposta radical de alguns especialistas é: comece a praticar meditação no trabalho.

Sim, no trabalho. Em pleno escritório, aquele ambiente ocupado, estressante e supostamente antimeditação.

Ocorre que o trabalho não é apenas uma das principais causas de estresse, mas também uma vítima. Um empregado estressado e infeliz não é produtivo. Mas você pode fazer de seu escritório um lugar mais pacífico, criativo e produtivo com o efeito e a influência da sua meditação.

Não será necessário brigar com o chefe: 10 a 15 minutos por dia já são o suficiente e mesmo dois minutos podem ser úteis. A chave é se comprometer com a prática e fazê-la de forma constante.

A não ser em caso de emergência, o que você está fazendo pode esperar 10 ou 15 minutos, mas também é possível remarcar sua sessão de meditação para outro período do dia. Medite e pronto: vai-lhe fazer bem.

Encontre um espaço

As melhores opções são as salas de reunião ou outros espaços na empresa que fiquem ociosos durante períodos do dia. Se o espaço está disputado, vale até o cubículo do banheiro. Ou um parque nas proximidades do trabalho.

E não complique as coisas: dê a você mesmo objetivos fáceis, mesmo algo como uma boa respiração consciente por dia. A ideia é que fazer pouca coisa já provoca grande diferença. Se você gostar, irá natural e prazerosamente aumentar sua prática por quantos minutos forem confortáveis.

Se você nunca fez meditação antes ou está voltando à prática, há uma abundância de livros, artigos, vídeos grátis e podcasts disponíveis. Até aplicativos para celular podem ser encontrados. Escolha um e comece.


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