24/10/2014

Mês do nascimento afeta temperamento das pessoas

Redação do Diário da Saúde
Época do ano do nascimento afeta temperamento das pessoas
Os estudos da ciência acadêmica e os estudos astrológicos estão muito longe de dar-se as mãos, embora comecem a aparecer alguns indícios de compatibilidade.
[Imagem: Wikipedia/Zachariel]

Astrologia científica?

Embora a astrologia seja o exemplo mais usado pelos cientistas para criticar conhecimentos não comprovados segundo o método científico, um novo estudo reforça a noção de que a época do nascimento influencia o temperamento das pessoas.

O estudo concluiu que a época do ano em que uma pessoa nasce influencia seu temperamento e "tem um impacto significativo no seu risco de desenvolver desordens de humor".

A conclusão é da equipe da Dra. Xenia Gonda, da Universidade de Budapeste (Hungria), que apresentou seus resultados durante o Congresso Europeu de Neuropsicofarmacologia.

Nascimento e temperamento

Vários estudos anteriores já estabeleceram a ideia de que a estação do nascimento - os cientistas normalmente evitam qualquer associação com o calendário tradicional do zodíaco, atendo-se às estações do ano - é fortemente associada com determinados traços de personalidade.

"As estações afetam o nosso humor e comportamento. Mesmo a estação no nosso nascimento pode influenciar nosso risco subsequente para o desenvolvimento de certas condições médicas, incluindo alguns distúrbios mentais," comentou o Dr. Eduard Vieta, da Universidade de Barcelona (Espanha), em relação à apresentação da equipe húngara.

"O que há de novo [no trabalho] deste grupo de pesquisadores é a influência da estação ao nascer sobre o temperamento. Temperamentos não são transtornos, mas tendências comportamentais e emocionais biologicamente orientadas. Embora tanto fatores genéticos quanto ambientais estejam envolvidos no temperamento de uma pessoa, agora sabemos que a estação do nascimento também desempenha um papel. E a descoberta da tendência de "alto-astral" (temperamento hipertímico) para os nascidos no verão é bastante intrigante," acrescentou Vieta.

Neuroquímica do comportamento

A Dra. Xenia Gonda afirma que estudos bioquímicos já demonstraram que a época do ano do nascimento tem uma influência na produção de neurotransmissores chamados monoaminas, que incluem a dopamina e a serotonina, e que essa influência pode ser rastreada até a vida adulta.

"Isto nos levou a acreditar que a estação do nascimento pode ter um efeito de longa duração. Nosso trabalho analisou mais de 400 indivíduos e comparou a estação em que nasceram com seus tipos de personalidade quando adultos. Basicamente, parece que o período em que você nasce pode aumentar ou diminuir sua chance de desenvolver determinadas desordens de humor," disse ela.

Os pesquisadores chegaram às seguintes conclusões:

  1. O temperamento ciclotímico (caracterizado por mudanças rápidas e frequentes entre humor triste e alegre) é significativamente maior nos indivíduos que nasceram no verão, em comparação com os nascidos no inverno.
     
  2. O temperamento hipertímico (uma tendência ao otimismo, a ser fortemente positivo) é significativamente maior naqueles nascidos na primavera e no verão.
     
  3. Os nascidos no inverno são significativamente menos propensos a temperamentos irritáveis do que aqueles que nasceram em outras épocas do ano.
     
  4. Os nascidos no outono mostram uma tendência significativamente menor para temperamentos depressivos do que aqueles nascidos no inverno.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Gravidez

Espiritualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.