26/08/2016

Nós sabemos que mídias sociais não são o mesmo que interação social

Redação do Diário da Saúde
Nós sabemos que mídias sociais não são o mesmo que interação social
"Há uma tendência a igualar o que fazemos nas mídias sociais com uma interação social, mas isso não reflete a experiência real das pessoas ao usá-las."

[Imagem: Paola Peralta/Wikimedia]

Sociabilidade real e virtual

Se você acredita que as pessoas estão usando as mídias sociais como um substituto para uma vida social real, diminua o nível das suas preocupações.

Ao acompanhar pessoas reais nesse vaivém entre a sociabilidade real e a pretensa sociabilidade virtual, o que se vê é que as pessoas são muito hábeis em discernir a diferença entre o uso das mídias sociais e uma interação social saudável.

"Há uma tendência a igualar o que fazemos nas mídias sociais com uma interação social, mas isso não reflete a experiência real das pessoas ao usá-las. Toda essa preocupação de que estaríamos buscando mais e mais interação social pelo Facebook não é verdadeira. A maioria das interações são face a face, e a maior parte do que consideramos interação social é face a face," destaca o professor Jeffrey Hall, da Universidade do Kansas (EUA).

De acordo com Hall, a mídia social é mais como observar os outros. Clicar no botão "Gostar" é semelhante a um aceno de cabeça. Não é uma interação social, é apenas um reconhecimento de que você está compartilhando espaço com outra pessoa. "Ficar de olho em outras pessoas compartilhando nossos espaços sociais é normal e parte do que significa ser humano," disse Hall.

Comportamento passivo e interação ativa

Para chegar a essas conclusões, a equipe de Hall realizou três experimentos.

O primeiro demonstra que, ao usar as mídias sociais, a maioria das pessoas está envolvida em comportamentos passivos que não consideramos como interação social - como navegar nos perfis dos outros e ler artigos de notícias. Conversar e comentar - coisas que nós sequer consideraríamos como interação social - tomam apenas 3,5% do tempo gasto nas mídias sociais.

O segundo experimento demonstra que a maior parte do que consideramos interação social com pessoas no nosso círculo íntimo de amigos acontece face a face. Quando a interação com essas pessoas próximas se dá através da mídia social, não é algo passivo, como a navegação ou clicar em "Gostei", mas sim o uso de funções de bate-papo ou mensagens instantâneas.

O terceiro estudo teve participantes contactados em momentos aleatórios ao longo do dia, para ver como eles estavam usando as mídias sociais ou fazendo interação social - 98% das interações sociais flagradas não estavam se dando através de mídias sociais.

"Embora muitas vezes as pessoas interajam socialmente e usem as mídias sociais no mesmo período de tempo, elas entendem que são coisas diferentes", disse Hall. "As pessoas sentem uma sensação de relacionamento quando estão interagindo face a face, mas usar as mídias sociais não as faz sentirem-se conectadas."

Os resultados foram publicados na revista New Media & Society.

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