24/04/2013

Brasileiros criam primeiro monitor cardíaco inteligente do mundo

Redação do Diário da Saúde
Brasileiros criam primeiro monitor cardíaco inteligente do mundo
O monitor cardíaco inteligente é do tamanho de um telefone celular e pode ser utilizado em uma pochete, ou no bolso do usuário.
[Imagem: FIT]

Pesquisadores brasileiros desenvolveram o primeiro monitor cardíaco portátil inteligente do mundo, o NEXCOR.

O monitor foi aprovado nos testes clínicos com mais de 160 pacientes do Hospital do Coração de São Paulo.

O NEXCOR é fruto de uma parceria entre o Instituto FIT, de Sorocaba (SP), a empresa Corcam e o Incor.

"O objetivo do NEXCOR é reduzir o grande número de mortes por infartos que não são percebidos nos primeiros instantes, pois são assintomáticos," explica o pesquisador Antônio André, da Corcam.

Os testes Clínicos realizados pelo Incor mostraram que o NEXCOR possui grande capacidade de identificar precocemente eventos cardiovasculares, especialmente por sua capacidade de detecção e transmissão automática de alterações eletrocardiográficas via rede de celular, sem a necessidade de qualquer ação do usuário.

"Em caso de arritmia, isquemia, infarto do miocárdio e também de quedas, ao sinal de qualquer alteração nos batimentos cardíacos, o equipamento será capaz de emitir um alerta a uma central de monitoramento, que automaticamente avisará ao médico, hospital, empresa de resgate ou uma pessoa da própria família, para que o socorro chegue a tempo," explica Paulo Souza, coordenador do projeto desenvolvido pelo FIT.

O alerta enviado pelo celular inclui informações sobre a condição cardíaca do paciente e a sua localização física, graças a um GPS embutido.

O aparelho é do tamanho de um telefone celular e pode ser utilizado em uma pochete, ou no bolso do usuário.

O NEXCOR se destina aos portadores de cardiopatia, e poderá estar disponível em clínicas, hospitais, médicos, governo, empresas de telemedicina, casas de repouso, unidades de resgate médico, laboratórios e seguradoras de saúde.

O aparelho deverá estar disponível para pacientes com problemas cardíacos a partir do primeiro semestre de 2013. O lançamento ocorrerá simultaneamente nos EUA e Europa.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Coração

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.