Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

14/02/2014

Por que as mordidas de gato são tão perigosas?

Lori Sheirersheirer
Mordida de gato na mão? Corra para o hospital
"Mordidas de gato parecem muito benignas, mas como sabemos e como o estudo mostra, elas não são. Elas podem ser muito graves."[Imagem: University of Cambridge]

Os cães não são os únicos animais de estimação que às vezes mordem as mãos que os alimentam.

Os gatos também mordem, e quando atingem a mão, podem injetar bactérias profundamente nas articulações e tecidos, criadouros perfeitos para infecções.

Mordidas de gato nas mãos são tão perigosas que 1 em cada 3 pacientes com esses ferimentos têm que ser hospitalizados - e entre aqueles hospitalizados, dois terços têm que passar por cirurgia.

Mulheres de meia-idade são as vítimas mais comuns de mordidas de gatos, de acordo com um estudo da Clínica Mayo (EUA) abrangendo dados de três anos, e que acaba de ser publicado no Journal of Hand Surgery.

Perigo das mordidas de gato

Por que as mordidas de gatos são tão perigosas?

Não é que a boca dos gatos tenha mais germes do que a boca dos cães - na verdade, todo o drama está em suas presas.

"Os dentes dos cães são menos agudos, de forma que eles tendem a não penetrar muito profundamente, tendendo a deixar uma grande ferida depois de morder. Os dentes dos gatos são afiados e podem penetrar muito profundamente, não fazem uma ferida tão grande, mas podem semear bactérias na articulação e nas bainhas dos tendões," diz o Dr. Brian Carlsen, coordenador do estudo.

Assim, o que parece apenas um pequeno furo que vai cicatrizar logo transforma-se em um grande problema porque as bactérias entram na bainha do tendão ou na junta, onde podem crescer com relativa proteção do sangue e do sistema imunológico," acrescenta o Dr. Carlsen.

As bactérias injetadas por uma mordida de gato podem incluir uma cepa comum em animais e particularmente difícil de combater com antibióticos, diz ele.

Cirurgia reconstrutiva

No estudo, os pesquisadores verificaram que os pacientes com mordidas de gato nas mãos tiveram que ficar hospitalizados, em média, por três dias.

Pelo menos oito pacientes - entre os atendidos apenas no hospital onde o estudo foi feito - precisaram de mais de uma operação, e alguns precisaram de cirurgia reconstrutiva devido a um procedimento conhecido como desbridamento - o tecido infectado precisa ser removido.

As pessoas tendem a não dar importâncias às mordidas de gato porque frequentemente elas se parecem com uma alfinetada, enquanto mordidas de cães parecem muito piores, diz o Dr. Carlsen.

Isso é um erro, diz ele: "Mordidas de gato parecem muito benignas, mas como sabemos e como o estudo mostra, elas não são. Elas podem ser muito graves."


Ver mais notícias sobre os temas:

Acidentes

Bactérias

Infecções

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?