Nanocurativo flexível dura até seis dias

Nanocurativo flexível dura até seis dias
Os nanocurativos poderão revolucionar o tratamento de ferimentos por queimadura, protegendo qualquer parte do corpo.
[Imagem: Yosuke Okamura]

Curativos colam bem em partes mais planas do corpo, mas não ajudam muito quando se trata de proteger lugares como entre os dedos das mãos e dos pés, por exemplo.

E, sobretudo para vítimas de queimaduras, proteger esses locais contra infecções é fundamental.

A solução está vindo por meio da nanotecnologia.

Yosuke Okamura e seus colegas da Universidade de Tokai (Japão) criaram nanofolhas de um poliéster biodegradável chamado poliácido L-láctico.

Os revestimentos ultrafinos, que os cientistas chamam de nanofolhas, colam sozinhos nas partes mais difíceis de proteger, nos contornos do corpo.

O nanocurativo foi fabricado colocando o material biodegradável em um recipiente com água e agitando-o até romper suas fibras.

Quando o líquido resultante foi despejado em uma superfície plana, os minúsculos fragmentos se uniram de forma parecida com uma colcha de retalhos. Bastou então deixá-los secar e estava pronto o nanocurativo.

Nanocurativo

As nanofolhas foram capazes de evitar as infecções mesmo nos minúsculos contornos internos dos dedos de camundongos.

O curativo protegeu os ferimentos contra a infecção por três dias consecutivos.

Com um revestimento adicional, as bactérias foram mantidas fora do ferimento por um total de seis dias.

Isto significa que o material, se vier a ser aprovado para pacientes humanos, poderá reduzir o número de vezes que os curativos precisam ser trocados.

Com um olho em testes clínicos em humanos, os pesquisadores estão planejando testes em animais de grande porte e testes de biossegurança.


Ver mais notícias sobre os temas:

Nanotecnologia

Queimaduras

Equipamentos Médicos

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.