Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

09/12/2014

Obesidade pode diminuir expectativa de vida em até 8 anos

Redação do Diário da Saúde
Obesidade pode diminuir expectativa de vida em até 8 anos
"Em termos de expectativa de vida, sentimos que estar acima do peso é tão ruim quanto fumar." [Imagem: Cortesia McGill University Health Centre]

Anos de vida saudável

Pesquisadores da Universidade McGill (Canadá) examinaram um estrato significativo da população em busca de alguma relação entre o peso corporal e a expectativa de vida dos indivíduos.

Os resultados mostram que as pessoas com sobrepeso e obesidade podem diminuir sua expectativa de vida em até 8 anos.

O estudo, publicado na revista científica The Lancet Diabetes and Endocrinology, demonstra ainda que, quando se considera que essas pessoas também podem desenvolver diabetes ou doença cardiovascular mais cedo, este excesso de peso pode roubar-lhes quase duas décadas de vida saudável.

"Nossa equipe desenvolveu um modelo de computador para ajudar os médicos e seus pacientes a entender melhor como o excesso de peso contribui para a redução da expectativa de vida e o desenvolvimento prematuro de doenças cardíacas e diabetes," disse o Dr. Steven Grover.

Quilos a mais, anos a menos

A análise estima que indivíduos muito obesos poderiam perder até 8 anos de vida, indivíduos obesos podem perder até 6 anos, e aqueles acima do peso (sobrepeso sem obesidade) podem perder até 3 anos.

Além disso, os anos de vida saudável perdidos são de duas a quatro vezes maiores para os indivíduos com sobrepeso e obesos em comparação com aqueles que apresentam um peso saudável, definido como um índice de massa corporal (IMC) entre 18,5 e 25.

A idade em que o excesso de peso foi acumulado também é um fator importante, e os piores resultados foram para quem ganhou peso excessivo em idades mais jovens.

"O padrão é claro: quanto mais um indivíduo pesa e quanto mais jovem, maior o efeito sobre a sua saúde," acrescenta Dr. Grover. "Em termos de expectativa de vida, sentimos que estar acima do peso é tão ruim quanto fumar."


Ver mais notícias sobre os temas:

Obesidade

Dietas e Emagrecimento

Atividades Físicas

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão