Óleo de alho protege o coração

Óleo de alho protege o coração
Já se sabia que o óleo de alho protege diabéticos contra doenças do coração. Agora os cientistas descobriram que ele é eficaz também depois que os problemas já ocorreram.
[Imagem: Dixi/Wikimedia]

Trissulfeto dialil

Um componente do óleo de alho ajuda a liberar compostos protetores para o coração após um ataque cardíaco, durante uma cirurgia cardíaca, ou como um tratamento para insuficiência cardíaca.

Em baixas concentrações, o sulfeto de hidrogênio (ou gás sulfídrico) protege o coração contra danos em várias intercorrências.

No entanto, este gás é instável e volátil, tornando difícil usá-lo como terapia.

O trissulfeto dialil, um componente do óleo de alho, parece ser a solução para isso.

Alho para o coração

Pesquisadores da Universidade Emory (EUA) descobriram que este componente do óleo de alho leva os benefícios do sulfeto de hidrogênio até o coração, sem as dificuldades de manipulação direta do gás.

A descoberta sugere que os médicos possam usar o trissulfeto dialil em muitas das situações em que as pesquisas demonstraram as vantagens do uso do sulfeto de hidrogênio.

"Isto pode evitar a necessidade de injetar medicamentos que liberam o sulfeto de hidrogênio fora de uma situação de emergência," diz David Lefer, um dos autores da descoberta.

61% melhor

Os pesquisadores bloquearam as artérias coronárias de camundongos por 45 minutos, simulando um ataque cardíaco. A seguir, eles aplicaram o trissulfeto dialil, pouco antes de o fluxo de sangue ser restaurado.

O composto reduziu a proporção de tecido cardíaco danificado em 61%, em comparação com os animais que não receberam o composto do óleo de alho.

"A interrupção de oxigênio e do fluxo sanguíneo danifica as mitocôndrias, e a perda da integridade mitocondrial pode levar à morte celular," explica o pesquisador. "O sulfeto dialil desliga temporariamente a função das mitocôndrias, preservando-os e diminuindo a produção de espécies reativas de oxigênio."


Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.