Ondas de calor da menopausa podem afetar a memória?

Não duvide quando uma mulher que estiver experimentando ondas de calor típicas da menopausa disser que está tendo dificuldade para lembrar das coisas.

Um novo estudo ajuda a confirmar com provas objetivas que o que essas mulheres dizem sobre sua memória é verdadeiro.

No passado, alguns estudos mostraram que as ondas de calor estão relacionadas a problemas de memória, mas outros estudos não encontraram essa associação.

Foi por isso que pesquisadores das universidades de Illinois e Northwestern (EUA) decidiram aplicar uma bateria de oito testes objetivos de atenção e memória a mulheres com idades entre 44 e 62 anos, que relataram pelo menos 35 ondas de calor por semana.

As mulheres também responderam a questionários - testes subjetivos - sobre os sintomas da menopausa, humor e memória.

Os resultados dos testes objetivos mostraram que as mulheres que afirmaram ter problemas de memória realmente os tiveram.

Além disso, aquelas que tinham mais ondas de calor tiveram um desempenho pior nos testes de memória.

Por fim, as mulheres que relataram mais emoções negativas decorrentes das ondas de calor saíram-se pior nos testes do que as mulheres que lidavam melhor com o problema.


Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde da Mulher

Memória

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.