26/01/2010

Pesquisa tenta desvendar porque os antidepressivos não funcionam

Com informações da Agência Fapesp
Pesquisa tenta desvendar porque os antidepressivos não funcionam
Cientistas tentam entender as características moleculares que fazem com que os cérebros de algumas pessoas sejam mais suscetíveis à depressão e respondam menos ao tratamento.
[Imagem: Ag.Fapesp]

Depressão no cérebro

Quais são as características moleculares que fazem com que o cérebro de uma pessoa seja mais suscetível à ansiedade ou à depressão e menos propenso a responder ao tratamento com medicamentos?

Um novo estudo, publicado pela revista Neuron, tenta responder à questão e abrir novos caminhos para o desenvolvimento de estratégias mais eficientes para o tratamento da depressão, um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo.

Embora mecanismos cerebrais associados com a depressão e com a ansiedade não sejam totalmente conhecidos, pesquisas recentes têm indicado o papel de uma combinação de eventos estressantes com fatores biológicos que predispõem aos distúrbios depressivos.

Por que os antidepressivos não funcionam?

Os medicamentos antidepressivos mais populares, com os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), têm como princípio de funcionamento a elevação dos níveis do neurotransmissor serotonina no cérebro.

"Infelizmente, mais da metade de todos os pacientes com depressão não responde ao primeiro tratamento medicamentoso. Por conta disso, é fundamental tentar esclarecer a natureza exata tanto dos fatores de predisposição da depressão como dos mecanismos por trás da resistência ao tratamento", disse René Hen, da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, principal autor da nova pesquisa.

Estudos anteriores em humanos indicaram que a regulação de receptores de serotonina pode estar relacionada com a depressão e com a resposta ao uso de antidepressivos.

Os receptores 5-HT1A são encontrados em neurônios de serotonina, nos quais inibem a liberação da molécula neurotransmissora, e em áreas específicas que recebem a inervação serotonérgica, os heterorreceptores.

Modificação do autorreceptores

Segundo os autores do estudo, os autorreceptores são críticos para estabelecer o "tom serotonérgico" no cérebro. Uma alteração genética que pode regular os níveis dos receptores 5-HT1A foi relacionada à suscetibilidade à depressão e à diminuição na resposta a tratamentos medicamentosos.

Hen e seus colegas desenvolveram um novo sistema por meio do qual se pode manipular especificamente autorreceptores sem alterar os heterorreceptores.

Em testes, camundongos com níveis mais altos de autorreceptores exibiram uma resposta psicológica abrupta ao estresse agudo, tiveram mais problemas de comportamento e não apresentaram resposta comportamental ao tratamento com antidepressivos.

Quando os níveis do autorreceptor 5-HT1A foram reduzidos antes da terapia antidepressiva, os animais passaram a responder ao tratamento.

Outro estudo propôs que os antidepressivos não funcionam porque tratam o estresse e não a depressão.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.