Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

08/09/2014

Plantas no escritório aumentam produtividade de funcionários

Redação do Diário da Saúde
Plantas no escritório tornam trabalhadores mais produtivos
Talvez não seja necessário exagerar, mas o conceito de plantas no escritório paga-se em produtividade. [Imagem: Frits Ahlefeldt/Wikimedia]

Escritórios verdes

Escritórios mais verdes, decorados com plantas, tornam os funcionários mais felizes e mais produtivos do que os projetos "limpos" e "modernos", despidos de vegetação.

Colocar plantas em um escritório pode aumentar a produtividade dos trabalhadores em 15%.

Pesquisadores examinaram o impacto dos conceitos de "escritórios limpos" e "escritórios verdes" sobre a percepção da equipe com relação à qualidade do ar, concentração no trabalho e satisfação no local de trabalho,

Naquele que parece ser o primeiro estudo de campo desse tipo, foram monitorados os níveis de produtividade ao longo dos meses subsequentes em dois grandes escritórios comerciais no Reino Unido e na Holanda.

"Nossa pesquisa sugere que o investimento em paisagismo no escritório vai-se pagar através de um aumento na qualidade de vida e na produtividade," disse Marlon Nieuwenhuis, da Universidade de Cardiff (Reino Unido).

Filosofia do verde

"Embora pesquisas de laboratório anteriores apontassem nessa direção, nossa pesquisa é, pelo que sabemos, a primeira a examinar esta questão em escritórios reais, mostrando benefícios a longo prazo. Ela desafia diretamente a filosofia de negócio amplamente aceita que um escritório limpo, com mesas limpas, é mais produtivo," completou.

O estudo mostrou que as plantas no escritório aumentam significativamente a satisfação no local de trabalho, os níveis de concentração e a qualidade do ar percebida pelos funcionários.

"A filosofia 'limpa' tem tido influência em uma ampla gama de domínios organizacionais. Nossa pesquisa questiona esta convicção generalizada de que menos é mais. Às vezes menos é apenas menos," concluiu o Professor Alex Haslam, coordenador do grupo.


Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Qualidade de Vida

Felicidade

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão