09/03/2016

Por que as pessoas se opõem ao casamento homoafetivo?

Redação do Diário da Saúde

Ideia de promiscuidade

Por que os oponentes do casamento entre pessoas do mesmo sexo se opõem a essas uniões homoafetivas?

Psicólogos concluíram que a maioria dessas pessoas acredita que os gays são mais sexualmente promíscuos do que os heterossexuais.

E, baseando-se em suas próprias suposições, temem que essa alegada promiscuidade sexual ameace seus próprios casamentos e seu modo de vida.

Os dados foram recolhidos por Martie Haselton e David Pinsof, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA).

Conservadorismo

As pessoas que se opõem ao casamento entre pessoas do mesmo sexo geralmente são pessoas que se casaram mais jovens, têm mais filhos e acreditam nos papéis tradicionais de gênero, em que os homens são os chefes de família e as mulheres são donas de casa.

Fazem parte do grupo mulheres que priorizaram a família ao longo da carreira e que veem os seus votos matrimoniais como sagrados.

As pessoas que sentem que seu modo de vida é mais ameaçado pela promiscuidade sexual também tendem a ser socialmente conservadores.

Medo

Entre os 523 homens e 562 mulheres entrevistados durante o estudo, 27% se opõem ao casamento do mesmo sexo.

"A oposição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo pode ser estratégica para pessoas que estão tentando proteger os seus casamentos e o casamento em suas comunidades, e estão com medo de que mudar a definição de casamento seja uma ameaça ao seu modo de vida," disse Pinsof. "Como eles veem os homossexuais como promíscuos, eles veem a ideia de casamento do mesmo sexo como minando a instituição do casamento."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Sentimentos

Sexualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.