24/11/2010

Programas de bem-estar nas empresas têm retornos elevados

Kelli Levey

Bem-estar dos funcionários e da empresa

Programas de bem-estar voltados para os funcionários têm sido vistos como um adicional interessante, e não como um imperativo estratégico para as empresas.

Mas os dados demonstram o contrário, segundo uma equipe de pesquisadores liderados por Leonard L. Berry e William Baun, da Universidade do Texas, e Ann M. Mirabito, da Universidade de Baylor, nos Estados Unidos.

A pesquisa mostra que o retorno sobre o investimento de programas de bem-estar abrangentes e bem-executados é impressionante - algumas vezes atingindo retornos de seis para um.

Os resultados serão apresentados em um artigo na edição de dezembro da revista Harvard Business Review, intitulado "Qual é o Retorno Direto dos Programas de Bem-Estar dos Empregados?"

O subtítulo da reportagem diz: "Os dados do ROI irão surpreendê-lo e as evidências poderão inspirá-lo".

Seis pilares do bem-estar

Para atingir esses resultados, os empregadores não podem simplesmente oferecer aos trabalhadores algumas entradas para uma academia de ginástica ou informações nutricionais na lanchonete, segundo os cientistas.

Os programas de bem-estar mais bem-sucedidos são apoiados em seis pilares essenciais:

  1. liderança engajada em vários níveis;
  2. alinhamento estratégico com a identidade e as aspirações da empresa;
  3. um projeto de amplo alcance, alta relevância e qualidade;
  4. ampla acessibilidade;
  5. parcerias internas e externas;
  6. comunicação eficaz.

Custos, produtividade e moral

A equipe estudou 10 organizações com programas de bem-estar no trabalho. Eles realizaram entrevistas com altos executivos, gerentes de funções relacionadas com a saúde e grupos focados na gerência média e nos trabalhadores - ao todo, cerca de 300 pessoas.

A equipe descobriu que as empresas que fundaram seus programas de bem-estar nos seis pilares estão colhendo grandes retornos, na forma de menores custos, maior produtividade e moral mais elevado.

Esses benefícios não são fáceis de conseguir, e os retornos verificáveis nunca são uma certeza, mas a trilha percorrida por estas empresas - fundamentada nos seis pilares - pode ser copiada, afirma o relatório.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Qualidade de Vida

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.