11/08/2017

Quer viver sete anos a mais e envelhecer de forma saudável?

Com informações da Umich
Quer viver sete anos a mais e envelhecer de forma saudável?
Infelizmente, as pessoas que evitaram os comportamentos nocivos não fazem parte da norma.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Sete anos... onde você quiser

Em seus 50 anos, as pessoas na faixa de peso normal para sua altura, que nunca fumaram e bebem com moderação têm uma expectativa de vida sete anos mais longa do que a média. As deficiências tipicamente associadas com a velhice também surgem com um retardo de até seis anos.

Estes são os resultados de uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan, nos EUA. Atualmente, a expectativa de vida naquele país é de aproximadamente 78 anos para homens e 82 para mulheres, mas para este grupo de baixo risco essas idades mudam: são 85 e 89, respectivamente.

"É importante convencer as pessoas a melhorarem esses comportamentos, não só para terem uma vida mais longa, mas para ter uma vida longa sem deficiências," disse o professor Neil Mehta. "E, em uma perspectiva social, cuidar de indivíduos com deficiência é muito 'caro'. Além disso, nosso estudo mostra que os comportamentos de risco aumentam significativamente o ônus da incapacidade precoce".

Combinação de fatores

Enquanto pesquisas anteriores se concentraram no impacto sobre a expectativa de vida dos comportamentos individuais, a equipe de Mehta se concentrou no efeito dos três fatores combinados.

Os pesquisadores definiram a categoria de baixo risco como aqueles que nunca fumaram, bebem moderadamente - no máximo 14 doses semanais para homens e 7 doses semanais para mulheres - e apresentam um índice de massa corporal menor que a classificação para obesos (30+) - ou seja, aqueles que seriam considerados normais e um pouco acima do peso (18,5 - 29,9 IMC).

Infelizmente, disse Mehta, as pessoas que evitaram esses comportamentos nocivos não fazem parte da norma: "Oitenta por cento [dos norte-americanos] em seus 50 anos, já fumaram ou foram obesos. Isso é um dado alarmante. Nosso estudo fala sobre a importância da prevenção na saúde comunitária e nas políticas públicas".

Nunca é tarde

Embora o estudo não tenha se empenhado em analisar o que acontece quando as pessoas mudam um ou mais dos comportamentos, a equipe descobriu que as pessoas não obesas que deixaram de fumar por 10 anos antes do estudo e que bebiam moderadamente não tinham problemas gerais e de incapacidade - e a expectativa de vida foi apenas um ano menor do que as pessoas não obesas que nunca fumaram e eram bebedoras moderadas.

"Há evidências de que você ainda pode fazer muito para melhorar sua saúde, mesmo que você tenha esses fatores de risco em algum momento. Nós fizemos um ótimo trabalho com a cessação do tabagismo, mas não está claro onde estamos indo com a obesidade," disse Mehta.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Qualidade de Vida

Terceira Idade

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.