21/12/2016

Realidade Virtual forma melhores cirurgiões

Redação do Diário da Saúde
Realidade Virtual forma melhores cirurgiões
Exemplo de imagem virtual gerada pelo novo equipamento, que permite que o médico analise o interior do paciente antes da cirurgia.
[Imagem: Universidade da Basileia]

Realidade Virtual para Medicina

Antes de uma cirurgia, os médicos precisam obter a imagem mais precisa possível das estruturas anatômicas da parte do corpo que eles deverão operar.

Pesquisadores da Universidade de Basileia (Suíça) desenvolveram agora uma tecnologia de realidade virtual médica que usa dados de tomografia computadorizada para gerar uma imagem tridimensional em tempo real.

Com isto, os médicos poderão usar óculos de realidade virtual para interagir em um espaço tridimensional, por exemplo, com um osso do quadril que está exigindo uma cirurgia, ampliando a imagens do osso real, visualizando-o de qualquer ângulo, ajustando a iluminação e alternando entre a visualização em 3D e as imagens de tomografia tradicionais.

Desta forma, o cirurgião irá para a operação muito melhor preparado e sabendo a melhor forma de proceder para realizar uma cirurgia mais rápida e mais eficaz.

Médico melhor

Usando uma programação sofisticada e as mais recentes placas gráficas, a equipe liderada pelo professor Philippe Cattin conseguiu acelerar a renderização das imagens o bastante para alcançar a taxa de quadros necessária para partir das imagens bidimensionais da tomografia e convertê-las em imagens 3D para uso em um ambiente virtual sem retardos temporais.

"Esta tecnologia de ponta anula a fronteira entre o mundo físico e a simulação de computador. Como médico, eu não estou mais restrito a olhar para as imagens do meu paciente como uma seção transversal. Em vez disso, eu me torno parte da imagem e posso me mover em um mundo digital para me preparar para uma cirurgia em detalhes nunca vistos antes.

"Eu descobri que esses ambientes virtuais me orientam e me ajudam a reconectar meus sentidos, tornando-me, em última instância, um médico melhor. Quem irá ganhar com isso são os médicos, os pacientes e os estudantes," disse o Dr. Peter Maloca, membro da equipe.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Softwares

Cirurgias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.