28/03/2016

Receita completa de vírus descoberta no DNA humano

Redação do Diário da Saúde
Receita completa de vírus está gravada no DNA humano
Os resultados vêm se somar ao que a ciência já sabia sobre "retrovírus endógenos humanos", ou HERVs.
[Imagem: Universidade de Michigan]

Vírus no DNA humano

Você acha que seu DNA é inteiramente humano? Não tenha tanta certeza.

E uma nova descoberta sugere que nosso DNA é ainda "menos humano" do que se acreditava até agora.

Dezenove novos pedaços de DNA não-humano - deixados por vírus que infectaram nossos antepassados centenas de milhares de anos atrás - foram encontrados escondidos entre os nossos próprios genes.

Receita de vírus

Chamou a atenção um trecho de DNA até agora desconhecido, encontrado em cerca de 50 das 2.500 pessoas estudadas, que contém uma receita genética intacta para um vírus completo.

Se ele poderá ou não ser ativado ou replicado em laboratório é algo que ainda não se sabe.

Além de encontrar esses novos trechos virais em nosso DNA, os cientistas confirmaram outros 17 pedaços de DNA de vírus encontrados em genomas humanos nos últimos anos.

Retrovírus endógenos humanos

Os resultados vêm se somar ao que a ciência já sabia sobre "retrovírus endógenos humanos", ou HERVs.

Esse é o nome para os antigos vírus infecciosos que fizeram uma cópia baseada em DNA de seu próprio material genético RNA nos genomas dos nossos antepassados. Eles são parte de um mesmo tipo de vírus que inclui o vírus da imunodeficiência humana moderna, ou HIV, associado à AIDS.

Ao longo de gerações, o DNA gerado pelos vírus foi sendo copiado e transmitido quando os seres humanos se reproduzem. Na verdade, cerca de 8% do que pensamos ser nosso "DNA humano", na verdade veio dos vírus.

Benefícios dos vírus

Alguns estudos de vírus de DNA antigos têm mostrado que eles podem afetar os seres humanos que os carregam em seus genes.

Porém, em outros casos, as sequências de HERV têm sido adotadas pelo corpo humano para servir a propósitos úteis, como ajudar o corpo das mulheres grávidas a formar uma camada de células em torno do feto em desenvolvimento para o proteger das toxinas no sangue da mãe.

Os novos HERVs descobertos são parte da família chamada HERV-K. O genoma viral completo, ou pró-vírus, foi encontrado no cromossomo X, sendo chamado Xq21. É apenas o segundo pró-vírus intacto encontrado escondido no DNA humano.

Trabalhando nas universidades de Tufts e Michigan (EUA), os pesquisadores publicaram suas descobertas na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Genética

Vírus

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.