21/06/2013

O Facebook é um espelho e o Twitter é um megafone

Redação do Diário da Saúde
Redes Sociais e Narcisismo: Facebook é espelho e Twitter é megafone
Os narcisistas, tanto os mais jovens, quanto os de meia-idade, usam as mídias sociais de diferentes maneiras, mas sempre para reforçar seus egos e controlar percepção que os outros têm deles.
[Imagem: Wikimedia/PRA]

Já se sabia que, quando o assunto são os sites de relacionamento, poucos falam muito e influenciam a maioria.

Mas, como os sites das redes sociais servem a propósitos diferentes, um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) queria caracterizar as comunidades e os membros de cada uma das tribos.

Redes sociais e narcisismo

A conclusão pouco ou nada tem de elogiosa, destacando como as mídias sociais refletem e amplificam crescentes níveis de narcisismo na cultura ocidental.

Segundo os pesquisadores, o Facebook funciona como um espelho, enquanto o Twitter funciona como um megafone.

"Entre os jovens estudantes universitários adultos, descobrimos que aqueles que pontuaram mais alto em certos tipos de narcisismo postam mais vezes no Twitter," explica o pesquisador Elliot Panek.

"Mas, entre adultos de meia-idade da população em geral, os narcisistas postaram atualizações de status mais frequentemente no Facebook," comparou.

Segundo Panek, o Facebook funciona como um espelho para os narcisistas.

"Trata-se de cuidar da própria imagem, como você é visto, e também checar como os outros respondem a esta imagem. Os adultos de meia-idade geralmente já formaram suas identidades sociais, e eles usam as mídias sociais para ganhar a aprovação daqueles que já estão em seus círculos sociais," disse o pesquisador.

Para os estudantes universitários narcisistas, a ferramenta de mídia social preferida é o "megafone do Twitter".

"Os jovens frequentemente superavaliam a importância de suas próprias opiniões," disse Panek. "Através do Twitter, eles estão tentando ampliar seus círculos sociais e disseminar seus pontos de vista sobre uma vasta gama de tópicos e questões."

Reforçar o ego

Em resumo, o estudo mostra que os narcisistas, tanto os mais jovens, quanto os de meia-idade, usam as mídias sociais de diferentes maneiras, mas sempre para reforçar seus egos e controlar percepção que os outros têm deles.

Os pesquisadores não conseguiram determinar se o narcisismo leva ao aumento do uso das redes sociais, se é o uso das redes sociais que promove o narcisismo, ou mesmo se algum outro fator explica a forte associação verificada entre os dois.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Trabalho e Emprego

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.