28/05/2009

Refrigerantes cola causam superdimensionamento muscular

Redação do Diário da Saúde
Refrigerantes cola causam superdimensionamento muscular
Evidências indicam que o consumo excessivo de refrigerantes do tipo cola leva à hipocalaemia, uma condição na qual os níveis de potássio no sangue caem, causando efeitos adversos sobre funções musculares vitais.
[Imagem: Wikimedia Commons/pic_p_ter]

Problemas do consumo de refrigerantes

Médicos lançaram um novo alerta sobre o consumo excessivo de refrigerantes cola depois de detectarem um aumento no número de pacientes sofrendo de problemas musculares. A pesquisa será publicada no exemplar de Junho do International Journal of Clinical Practice.

"Nós estamos consumindo mais refrigerantes do que nunca e vários problemas de saúde relacionados a isso já foram identificados, incluindo problemas nos dentes, desmineralização dos ossos e desenvolvimento de síndromes metabólicas e diabetes," explica o Dr. Moses Elisaf, da universidade grega de Ioannina.

Hipocalemia

As evidências agora indicam que o consumo excessivo de refrigerantes do tipo cola leva à hipocalemia, uma condição na qual os níveis de potássio no sangue caem, causando efeitos adversos sobre funções musculares vitais.

A revisão de várias pesquisas feitas sobre o assunto mostrou que os sintomas podem variar de fraquezas leves até a paralisia profunda.

Felizmente, todos os pacientes estudados apresentaram uma recuperação total e rápida depois de pararem de tomar os refrigerantes cola e tomarem doses de potássio por via oral ou intravenosa.

Exageros nos refrigerantes

Os casos pesquisados incluíram pacientes que tomavam de dois até nove litros de refrigerantes cola por dia, incluindo duas mulheres grávidas, uma das quais chegou a consumir sete litros de cola por dia, durante mais de 10 meses.

Em 2007, o consumo de refrigerantes alcançou 552 bilhões de litros em todo o mundo, o equivalente a 83 litros por pessoa por ano. As estimativas apontam para um consumo de 95 litros por pessoa por ano em 2012. Nos Estados Unidos, contudo, esse consumo atinge 212 litros por pessoa por ano.

Intoxicação com cafeína

Segundo os pesquisadores, a hipocalemia parece ser causada pela ingestão excessiva de três dos ingredientes básicos dos refrigerantes cola: a glucose, a frutose e a cafeína.

"O papel individual de cada um desses ingredientes na fisiopatologia da hipocalemia induzida pelos refrigerantes cola não foi determinado e pode variar em diferentes pacientes," afirmam os pesquisadores.

"Entretanto, na maioria dos casos que analisamos em nossa revisão, a intoxicação por cafeína parece desempenhar o papel mais importante," dizem eles. Contudo, a hipocalemia também pode ser causada pela frutose contida nos refrigerantes, que pode causar diarréia.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Atividades Físicas

Vícios

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.