Religião ajuda na conquista do autocontrole

Melhorar o autocontrole

Pensar sobre questões religiosas ajuda as pessoas a demonstrarem maior autocontrole em tarefas não-relacionadas à religião.

"Depois de desembaralhar sentenças contendo palavras com orientação religiosa, os participantes de nosso estudo demonstraram um autocontrole significativamente maior," conta Kevin Rounding, da Universidade Queens, no Canadá.

"Até agora, eu acreditava que a religião era uma questão de fé; que as pessoas teriam pouco 'uso prático' para a religião," confessa o pesquisador.

Mas não foi o que ele viu nos experimentos que ele mesmo projetou.

Desembaralhando a religião

Os participantes tinham que desembaralhar sentenças formadas por cinco palavras.

Algumas frases versavam sobre temas religiosos, e outras não.

Depois de reconstruírem as sentenças, os voluntários tinham que completar várias tarefas que exigiam autocontrole, como ficar em situação desconfortável, retardar o recebimento de gratificações, exercer paciência e refrear respostas impulsivas.

Aqueles que desembaralharam as frases com conteúdo religioso demonstraram significativamente maior autocontrole.

Função prática da religião

"Nossa descoberta mais interessante foi que os conceitos religiosos são capazes de realimentar o autocontrole depois que ele foi consumido por outra tarefa não-relacionada," interpreta Rounding.

"Em outras palavras, mesmo quando nós prevíamos que as pessoas seriam incapazes de exercer autocontrole, depois de completar a tarefa relacionada à religião eles desafiaram a lógica e foram capazes de se controlar," completa.

Foi o suficiente para que o professor revisse seus conceitos curiosos sobre a "praticidade" da religião.

"Esta pesquisa realmente sugere que a religião serve a uma função muito útil na sociedade. As pessoas podem se voltar para a religião não apenas buscando a transcendência, por medo da morte e pela vida após a morte, mas também para questões práticas," conclui.


Ver mais notícias sobre os temas:

Espiritualidade

Intuição

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.