27/11/2014

Saber o que você está sentindo melhora sua saúde física

Redação do Diário da Saúde
Saber o que você está sentindo melhora sua saúde física
A "cientificização" da meditação talvez não lhe leve à iluminação espiritual, mas pode levar alívio a muitas pessoas vítimas de transtornos mentais.
[Imagem: Mike Cohea/Brown University]

Mente alerta

Pessoas que relatam níveis mais elevados de consciência de seus sentimentos e de suas experiências diárias apresentam uma saúde melhor.

Pesquisadores da Universidade de Brown (EUA) descobriram uma associação significativa entre o que eles chamam de "mente alerta disposicional" e melhores pontuações em quatro dos sete indicadores de saúde cardiovascular, bem como uma média geral de saúde melhor.

A "mente alerta disposicional" é definida pela equipe como um estado de alerta consciente e atenção para o que a pessoa está pensando e sentindo em cada momento.

A pesquisa sugere que intervenções para melhorar a atenção podem beneficiar a saúde cardiovascular, uma ideia que os pesquisadores pretendem testar a seguir.

"A mente alerta é algo que se pode mudar, e há intervenções de mente alerta padronizadas disponíveis," disse o Dr. Eric Loucks, coordenador do estudo. "A maioria delas tem-se centrado na saúde mental e nos tratamentos da dor, mas cada vez mais estão chamando a atenção quando o assunto são fatores de risco cardiovascular, como obesidade, tabagismo e pressão arterial [elevada]."

O Dr. Loucks se refere a métodos de pesquisas e aferição de resultados que estão permitindo o nascimento do que os pesquisadores chamam de "Ciência da Meditação".

Controle dos desejos

A conexão entre mente alerta e melhor saúde pode acontecer, segundo a equipe, porque as pessoas que estão em sintonia com os seus sentimentos e os acontecimentos do dia-a-dia podem lidar melhor com seus diferentes desejos e até vícios - por alimentos salgados ou açucarados, ou cigarros - que prejudicam a saúde.

De fato, intervenções de mente alerta já demonstraram eficácia em ajudar as pessoas a parar de fumar e em uma série de outras condições, o que tem levado alguns pesquisadores a defender, por exemplo, que, se ioga fosse remédio, seria o melhor remédio do mundo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Meditação

Mente

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.