07/06/2013

Salto alto na adolescência provoca alteração postural

Com informações da UFPE
Salto alto na adolescência provoca alteração postural
Foram constatadas alterações nos joelhos e nos tornozelos das adolescentes que fazem uso constante do salto alto.
[Imagem: Wikimedia/Xingbo]

Sandálias rasteiras, alpargatas e sapatilhas são os acessórios da moda quando o assunto é o que as mulheres estão usando nos pés.

Mas, mesmo com essas tendências em alta, adolescentes do sexo feminino cultivam o hábito de fazer uso do sapato de salto alto, fato que vem ocasionando alterações na postura dessas meninas.

A pesquisadora Anniele Martins Silva, da Universidade Federal de Pernambuco, constatou que o uso precoce e frequente do salto alto está causando problemas nos joelhos e nos tornozelos das adolescentes.

Foram constatadas alterações nos joelhos e nos tornozelos das adolescentes avaliadas.

Mas as principais consequências do uso excessivo do salto alto - alterações na coluna lombar e na pelve - só poderão ser verificadas quando essas adolescentes chegarem à fase adulta.

"Hábitos comportamentais típicos da adolescência, como a forma de sentar e o peso carregado dentro das mochilas escolares, combinados com o processo de crescimento e desenvolvimento musculoesquelético, podem ocasionar alterações de postura que repercutem pelo resto da vida, como escoliose, hiperlordose e hipercifose torácica. Em adolescentes do sexo feminino, esse quadro se agrava ainda mais quando associado ao uso do salto alto", afirma a pesquisadora.

A metodologia empregada pela pesquisadora foi a fotogrametria computadorizada, método que possibilita a análise de mais de 15 ângulos diferentes do corpo.

Foram avaliadas 96 adolescentes - 48 usuárias e 48 não usuárias de calçados de salto alto - com idade entre 11 e 15 anos.

O hábito de usar salto alto na adolescência influencia nas alterações posturais da coluna vertebral e dos membros inferiores, e esse fato já foi comprovado na pesquisa da fisioterapeuta, mas questões como a altura mínima do salto e o tempo de uso que promove o desalinhamento postural ainda estão sendo investigados.

O conselho deixado pela pesquisadora aos responsáveis pelas adolescentes é que eles devem limitar o uso desse tipo de calçado para que o hábito não venha a prejudicá-las.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ergonomia

Educação

Ossos e Articulações

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.