08/06/2016

Sensor solar indica quando você deve ir para a sombra

Redação do Diário da Saúde
Sensor solar indica quando você deve ir para a sombra
Quando o nível de radiação UV indicado atinge o sensor, o dióxido de titânio faz o corante mudar de cor, alertando as pessoas para sair do Sol.
[Imagem: Parisa S. Khiabani et al. - 10.1021/acssensors.6b00244]

Monitor de UV

Como o tempo que leva para cada pessoa ficar bronzeada depende de muitos fatores, não é fácil dizer quando se deve procurar uma sombra.

Parisa Khiabani, da Universidade de Nova Gales do Sul (Austrália) viu isto como uma oportunidade e criou um sensor de papel para monitorar a exposição ao Sol que leva em conta diferentes tons de pele e níveis de proteção solar.

Já existem vários sensores de raios ultravioleta (UV) disponíveis, mas eles geralmente exigem aparelhos para funcionar, como celulares ou outros dispositivos portáteis. Sensores descartáveis para prevenir queimaduras solares, por sua vez, usam substâncias potencialmente nocivas ou funcionam bem apenas para tons de pele específicas, justifica Khiabani.

Então ele criou um sensor de queimaduras solares descartável que é barato, composto inteiramente de materiais benignos e seguros e pode ser facilmente calibrado para levar em conta os diferentes tons de pele e os fatores de proteção solar dos filtros solares que são aplicados na pele.

Sensor de exposição solar

O sensor de exposição solar é fabricado em papel por meio de impressão a jato de tinta, com uma tinta que leva dióxido de titânio em sua composição, um composto usado como corante de alimentos e várias outras aplicações.

Quando o nível de radiação UV indicado atinge o sensor, o dióxido de titânio faz o corante mudar de cor, alertando as pessoas para sair do Sol ou aplicar mais filtro solar.

Para ajustar o sensor para vários tons de pele e filtros solares específicos, foram acrescentados filtros UV de densidade neutra, que podem acelerar ou retardar o tempo de descoloração do sensor.

Ainda não há previsão de colocação do sensor no mercado.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Sensores

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.