07/08/2015

O que seu gosto musical revela sobre você?

Com informações da BBC

Empáticos e sistemáticos

O gosto musical de uma pessoa pode dar pistas sobre a maneira como ela pensa, e vice-versa.

Quem garante é David Greenberg e seus colegas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que publicaram um estudo sobre o assunto na revista científica Plos One.

O estudo apontou que pessoas empáticas, com maior capacidade de se identificar com outras pessoas, preferiram músicas mais suaves, de baixa energia.

Já aquelas classificadas como "sistemáticas" - pessoas que procuram analisar padrões no mundo - optaram por punk, heavy metal e músicas em geral mais complexas.

Música para todos os gostos

Muitas pessoas tomam decisões instantâneas sobre músicas que gostam ou não gostam, mas os pesquisadores ainda estão tentando entender os mecanismos dessas preferências.

Para investigar isso, a equipe recrutou 4 mil participantes, que foram submetidos a diferentes testes.

Primeiro eles preencheram questionários que tinham o objetivo de descobrir se cada um poderia ser enquadrado como "empático" ou "sistemático". Depois, ouviram 50 trechos curtos de músicas, de 26 estilos diferentes, e tiveram que dar notas de 1 a 10 para cada trecho.

Pessoas com alto índice de empatia tiveram maior inclinação a gêneros como rhythm and blues, rock leve e folk - Hallelujah, com Jeff Buckley, e Come Away with Me, de Norah Jones, por exemplo.

Por outro lado, quem se aproximou mais do perfil "sistemático" teve tendência a gostar da música de bandas de heavy metal e de jazz contemporâneo - Enter Sandman, do Metallica, por exemplo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Diversão

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.