29/01/2016

Sua voz lhe conta que emoção você está sentindo

Redação do Diário da Saúde

Sintonia emocional da voz

Pesquisadores da França e da Suécia criaram um sistema de áudio digital que consegue modificar o tom emocional da voz das pessoas enquanto elas estão falando.

Com isto, a fala da pessoa pode ser "sintonizada emocionalmente", para fazê-la parecer mais feliz, mais triste ou com mais medo, por exemplo.

Ao testar o sistema com voluntários, os criadores do software constataram que esses voluntários de fato têm seu estado emocional alterado de conformidade com a emoção introduzida pelo programa.

Sua voz lhe conta que emoção você está sentindo
O programa manipula a emoção dos participantes alterando o tom emocional de suas vozes.
[Imagem: J-J. Aucouturier et al - 10.1073/pnas.1506552113]

Ouvindo as próprias emoções

Durante os testes, os participantes liam um conto em voz alta enquanto ouviam sua própria voz alterada, que soava mais feliz, mais triste ou com mais medo, por meio de um fone de ouvido.

Os participantes não sabiam que suas vozes estavam sendo manipuladas, mas seu estado emocional alterou-se rumo à exata emoção inserida pelo programa.

Segundo a interpretação dos pesquisadores, isso indica que nós nem sempre controlamos nossa própria voz para atender a um objetivo específico de demonstrar uma emoção - na verdade, defendem eles, as pessoas ouvem a sua própria voz para saber como estão se sentindo.

"A relação entre a expressão das emoções e a experiência tem sido um tema de desavenças há muito tempo no campo da psicologia", disse Petter Johansson, da Universidade de Lund (Suécia). "Esta é a primeira evidência de efeitos de feedback diretos sobre a experiência emocional no domínio auditivo."

Emoção no tom de voz

As manipulações emocionais da voz foram criadas por algoritmos de processamento de áudio digital que simulam componentes acústicos de vocalizações emocionais.

Por exemplo, a manipulação "feliz" modifica o tom de voz usando alterações de tonalidade e inflexão para tornar o som mais positivo. Para torná-lo mais confiante, o som é alterado em sua gama dinâmica, usando técnicas de compressão. O conteúdo espectral da voz é alterado usando técnicas de filtragem para torná-la mais animada, e assim por diante.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Audição

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.