31/01/2012

Filósofo propõe criação de templo para ateus

Com informações da BBC

Cisma entre ateus

O filósofo e escritor suíço Alain de Botton propôs a construção de um prédio de mais de 45 metros de altura, que serviria como uma espécie de templo para ateus.

O templo seria construído no coração financeiro de Londres.

Segundo o filósofo, o templo seria usado para celebrar uma nova forma de ateísmo, que seria um contraponto ao ateísmo proposto pelos pensadores Richard Dawkins e Christopher Hitchens.

De Botton argumenta que o ateísmo proposto pelos dois pensadores é "destrutivo", por atacar as religiões, ao contrário de sua proposta de harmonia entre as religiões.

Templo para ateus

"Em geral, um templo é feito para Jesus, Maria ou Buda, mas é possível construir um templo para qualquer coisa positiva e boa", disse De Botton ao jornal britânico The Guardian.

"Isso poderia significar um templo ao amor, amizade, tranquilidade e perspectiva. Porque o ateísmo de Richard Dawkins e Christopher Hitchens ficou conhecido como uma força destrutiva. Mas há muitas pessoas que não acreditam [em Deus] e não são agressivas contra outras religiões," propõe ele.

A reportagem cita o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer que, apesar de ter projetado a bela Catedral de Brasília, assim como várias outras igrejas, dá risadas ao lembrar que ele próprio foi ateu a vida inteira.

Enquanto isso, Allain de Botton está lançando um livro novo sobre ateísmo, chamado Religião para Ateus: Um guia para Não-crentes sobre as Utilidades da Religião, ainda sem versão em português.

Perspectiva da vida

Em fevereiro de 2010, o filósofo encomendou um projeto ao arquiteto Tom Greenall para a criação do templo.

"Com 46 metros de altura e no coração da City londrina, o templo representa toda a história da vida na Terra: cada centímetro da sua altura equivale a um milhão de anos de vida [do planeta]", afirma o arquiteto, em seu site.

"A um metro a partir do solo, uma fina linha de ouro - com não mais que um milímetro - representa toda a existência da humanidade. A visita ao templo serve dar outra perspectiva [da vida] aos visitantes."

O filósofo afirmou ao Guardian que já captou metade dos recursos necessários para o templo, mas que os doadores preferem o anonimato.

O templo começará a ser construído no final de 2013, caso seja aprovado pela prefeitura.

Ele disse que escolheu o centro financeiro da cidade porque seria onde as pessoas mais "perderam perspectiva" sobre as prioridades da vida.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Espiritualidade

Ética

Preconceitos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.