Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

30/08/2011

Tratamento revolucionário para cáries não dói e regenera o dente

Paula Gould
Tratamento revolucionário para cáries sem dor regenera o dente
O tratamento para cáries sem dor regenera o dente de forma natural, segundo cientistas da Universidade de Leeds. [Imagem: Leeds Dental Institute]

Dentista sem dor

Cientistas descobriram uma forma indolor de combater a cárie dentária, que reverte os danos e ainda regenera os dentes, deixando-os como novos.

Repetindo, sem dor.

O aparente milagre foi conseguido pela equipe da Dra. Jennifer Kirkham, da Universidade de Leeds, no Reino Unido, e consiste em uma nova técnica de preenchimento do dente.

Fugindo do dentista

A cárie dentária começa quando o ácido produzido pelas bactérias na placa dissolve o mineral nos dentes, causando furos microscópicos ou "poros". O processo progride conforme esses microporos aumentam em número e tamanho.

Eventualmente, o dente danificado precisa ser perfurado e preenchido, para evitar dor de dente, ou, em casos mais graves, precisa ser extraído.

Só de pensar no tratamento, muitas pessoas se afastam dos seus dentistas, estejam ou não precisando. Isso retarda o início do tratamento e, quando a dor é mais forte, o estrago já é grande.

É um ciclo vicioso, mas que pode ser quebrado, segundo os pesquisadores, que desenvolveram uma maneira nova e revolucionária para tratar os primeiros sinais da cárie dentária.

Regeneração do dente sem dor

A solução está em um fluido à base de peptídeos que é literalmente pintado sobre a superfície do dente - não, não é necessário usar o motorzinho.

A tecnologia com peptídeos baseou-se no conhecimento de como o dente se forma, o que permite estimular a regeneração do defeito que começa a surgir.

"Isto pode soar bom demais para ser verdade, mas estamos essencialmente ajudando os dentes danificados pelo ácido a regenerar-se. É um processo de reparação totalmente natural e não-cirúrgico, e também totalmente livre de dor," garante a Dra. Kirkham.

Fluido mágico

O "fluido mágico" contém um peptídeo conhecido como P 11-4 que, sob certas condições, se aglomera na forma de fibras.

Na prática, isso significa que, quando aplicado sobre o dente, o fluido penetra os microporos causados pelo ataque ácido e, em seguida, forma um gel espontaneamente.

Este gel funciona como um suporte que atrai o cálcio e regenera os minerais do dente a partir de dentro, proporcionando um reparo natural e sem dor.


Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Bucal

Tratamentos

Equipamentos Médicos

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?