Treinamento melhora a audição de idosos

Treinamento acústico

Embora a maioria da população aceite passivamente a redução da capacidade auditiva que parece vir com a idade, uma pesquisa realizada na USP mostrou que o treinamento melhora o processamento da audição em idosos.

A fonoaudióloga Renata Alonso estudou dois grupos de participantes, cuja faixa etária variava de 60 a 79 anos.

Aqueles que receberam estímulos, por intermédio de uma técnica constituída de tarefas acústicas, apresentaram melhoras tanto nos processos auditivos quanto cognitivos.

Treinamento de audição para idosos

O treinamento foi desenvolvido em cabine acústica, na qual os participantes eram expostos a uma variação de estímulos e tarefas auditivas.

Os resultados mostraram que o grupo que recebeu apenas estimulação visual - um grupo de controle, para comparação dos resultados - não apresentou nenhuma melhora significativa, nem auditiva e nem cognitiva.

O grupo de estudo, no entanto, demonstrou melhora no processamento auditivo, na avaliação cognitiva e nos potenciais eletrofisiológicos do ouvido.

A pesquisadora afirma que o treinamento é mais comumente utilizado em crianças e adolescentes porque esta é a população que mais procura esse tipo de tratamento.

Porém, o treinamento aplicado a idosos poderia melhorar a capacidade auditiva, o que implicaria em melhora da cognição, da memória, da compreensão de fala e, principalmente, teria um impacto benéfico na vida social destes.

Transtorno do Processamento Auditivo

O Transtorno do Processamento Auditivo corresponde em um déficit no processamento da informação auditiva, que pode interferir até na compreensão da fala.

Com o passar dos anos, ocorre degeneração nas estruturas internas do ouvido e a queda do desempenho da audição em idosos repercute no seu conforto e em sua vida social, o que pode prejudicar sua autoestima.

Alterações na audição também estão relacionadas com mudanças na cognição, que costuma decrescer na terceira idade.


Ver mais notícias sobre os temas:

Audição

Educação

Terceira Idade

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.