02/06/2013

Argentinos e cubanos desenvolvem vacina para câncer de pulmão

Com informações da Agência Brasil

Pesquisadores argentinos e cubanos desenvolveram uma vacina que ajuda a combater o câncer de pulmão.

A maioria dos pacientes só descobre que tem a doença quando o câncer no pulmão está em estado avançado.

Como os tumores são provocados por células do próprio organismo, que sofreram mutação, o sistema imunológico não detecta um corpo estranho e, portanto, não reage.

O tratamento padrão atual consiste no uso de quimioterapia e radioterapia para matar as células cancerígenas, mas os dois tratamentos também destroem outros tecidos.

"A vacina reativa o sistema imunológico do paciente, para que ele possa criar anticorpos contra as células cancerígenas", explicou o médico Daniel Alonso, um dos pesquisadores argentinos.

"[A vacina] não substitui os tratamentos existentes, como quimioterapia ou radioterapia. Mas contribui para aumentar a sobrevida do paciente", acrescentou.

O câncer de pulmão é um dos mais agressivos e mata 1,38 milhão de pessoas por ano no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O medicamento, resultado de 18 anos de pesquisa, começa a ser comercializado na Argentina em julho.

Laboratórios de 25 países, entre eles o Brasil, México e Uruguai estão interessados em obter a licença de fabricação da nova vacina.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Câncer

Vacinas

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.