08/02/2011

Vegans e vegetarianos precisam ingerir mais ômega-3 e vitamina B12

Redação do Diário da Saúde
Vegans e vegetarianos precisam ingerir mais ômega-3 e vitamina B12
Uma típica refeição Vegan.
[Imagem: Tiff/Wikimedia]

Estilo vegan

Pessoas que seguem um estilo de vida vegan podem ter um maior risco de desenvolver coágulos de sangue e aterosclerose, o chamado "endurecimento das artérias".

Essas condições podem ocasionar ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, ou derrames.

A melhor saída pode ser a adoção de suplementos de ácidos graxos e vitaminas, que compensem a falta de ingestão de alguns compostos presentes em alimentos que não fazem parte da dieta.

Vegans são os vegetarianos estritos, que não comem carne ou produtos animais de qualquer espécie.

A conclusão sobre os efeitos dessas restrições alimentares é resultado de uma análise de dezenas de artigos científicos publicados sobre a bioquímica do vegetarianismo nos últimos 30 anos.

Deficiências alimentares dos vegetarianos

Duo Li e seus colegas relatam que são os "comedores de carne" - são os cientistas que nomeiam assim os que não são vegetarianos - que costumam ter uma combinação significativamente maior de fatores de risco cardiovascular, muito superior à dos vegetarianos.

Os vegans têm um risco muito menor, mas isto não significa que eles estejam imunes a esses problemas.

A dieta dos vegans costuma ter deficiências de diversos nutrientes essenciais, o que inclui ferro, zinco, vitamina B12 e ácidos graxos ômega-3.

Embora uma dieta vegetariana balanceada possa fornecer proteínas suficientes, o mesmo não acontece sempre com relação à gordura e aos ácidos graxos.

Em decorrência, os vegans tendem a ter níveis elevados de homocisteína no sangue e níveis baixos de HDL, a forma "boa" do colesterol. Ambos são fatores de risco para doenças cardíacas.

Complementos para vegetarianos e vegans

Os cientistas concluem que há uma forte base científica para que os vegetarianos e vegans aumentem os níveis de ômega-3 e vitamina B12 em suas dietas para ajudar a reduzir esses riscos.

O salmão e outros peixes oleosos - para os vegetarianos não estritos -, assim como nozes e alguns outros frutos secos são as melhores fontes de ômega-3.

Boas fontes de vitamina B12 incluem frutos do mar, ovos e leite fortificado - que podem ser opções para os não-vegans.

Suplementos alimentares também podem fornecer esses nutrientes.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Vitaminas

Espiritualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.