03/10/2012

Terapia pelo telefone é tão eficaz quanto face-a-face

Redação do Diário da Saúde
Terapia cognitiva pelo telefone é tão eficaz quanto face-a-face
Pesquisadores deram sinal verde para as terapias pelo telefone, que podem tornar os serviços de saúde mental mais acessíveis aos pacientes.
[Imagem: University of Cambridge]

Teleatendimento

Um novo estudo revela que a terapia cognitiva pelo telefone é tão eficaz quanto uma seção face-a-face no consultório.

Os pesquisadores também descobriram que o oferecimento da terapia por telefone aumenta o acesso a terapias psicológicas por pessoas com transtornos mentais comuns e potencialmente economiza recursos do sistema de saúde nacional.

No Brasil, as sessões online com psicólogos são usadas primariamente para orientação vocacional, enquanto a psicoterapia pelo telefone ou internet é proibida.

Terapia por telefone versus consultório

O estudo usou dados de 39.000 pacientes para comparar os resultados da terapia comportamental cognitiva (TCC) face-a-face no consultório e pelo telefone.

Para todos, exceto para um grupo bem definido de portadores de doenças mais graves, a terapia por telefone foi tão eficaz quanto a face-a-face, e o custo por sessão foi de 36,2% menor.

Os pesquisadores salientam o aspecto facilitador da terapia pelo telefone, uma vez que muitos pacientes podem ter limitações de transporte, compromissos de trabalho ou deficiências físicas, entre muitas outras razões.

Assim, a disponibilidade de terapias pelo telefone pode tornar os serviços de saúde mental mais acessíveis aos pacientes.

Inovadores e eficientes

"Oferecer terapia por telefone não só irá ajudar os indivíduos no acesso tão necessário ao tratamento de saúde mental, como irá fornecer uma maneira mais econômica de prestar estes serviços num momento em que temos de ser inovadores e eficientes," disse o Dr. Peter Jones, da Universidade de Cambridge.

No Reino Unido, onde a pesquisa foi feita, o sistema de saúde já está testando técnicas de treinamento para os psicólogos, voltadas estritamente para dar-lhe capacitação para o atendimento pelo telefone.

A pesquisa foi publicada na revista PLoS ONE.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Psicoterapia

Mente

Meditação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.