12/07/2013

Açafrão protege pulmões de bebês prematuros

Redação do Diário da Saúde

A cúrcuma, mais conhecida como açafrão, já é bem conhecida pelos seus valores medicinais.

Os estudos mais recentes comprovaram a eficácia do composto natural para reforçar o sistema imunológico, para tratar o câncer de pele e para evitar a metástase do câncer.

Agora, uma nova pesquisa descobriu que a curcumina - um componente do açafrão - pode fornecer proteção duradoura contra lesões pulmonares potencialmente fatais em bebês prematuros.

Oxigenoterapia

Bebês prematuros muitas vezes precisam da ajuda de ventiladores e oxigenoterapia forçada porque eles frequentemente nascem com a função pulmonar debilitada. Estas terapias podem salvar vidas, mas também podem causar danos duradouros nos pulmões, danos eventualmente fatais.

Os pesquisadores agora demonstraram que a curcumina pode oferecer proteção a longo prazo contra esses danos.

Esta é uma notícia particularmente entusiasmadora porque não existem terapias alternativas para tratar essas crianças.

Nos experimentos, a curcumina proporcionou proteção contra a displasia broncopulmonar, uma condição caracterizada por cicatrizes e inflamações nos pulmões, e contra a hiperoxia, em que o corpo recebe oxigênio demais pelos pulmões, até 21 dias após o nascimento.

"Este é o primeiro estudo a identificar benefícios a longo prazo do uso da curcumina para proteger a função pulmonar de bebês prematuros", disse Virender Rehan, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, um dos autores do estudo, publicado no American Journal of Physiology.

"A curcumina é conhecida por sua potente ação antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, o que a torna uma terapia promissora para bebês prematuros que necessitam de terapia de oxigênio após o nascimento," concluiu Rehan.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.