29/05/2012

Açafrão reforça sistema imunológico

Redação do Diário da Saúde
Açafrão reforça sistema imunológico
Nem bem o "tempero medicinal" começou a ser testado contra o câncer e os cientistas já descobriram um novo benefício do açafrão.
[Imagem: Wikimedia/Guilleron]

Açafrão contra infecções

Nem bem um composto de açafrão começou a ser testado contra o câncer e os cientistas já descobriram um novo benefício do tempero.

A curcumina vem sendo alvo crescente de pesquisas em todo o mundo.

O Ministério da Saúde já incluiu o composto do açafrão na lista de plantas com interesse terapêutico.

Os cientistas agora descobriram que a curcumina causa um aumento modesto, mas mensurável, nos níveis de uma proteína que é conhecida por reforçar o sistema imunológico, ajudando a impedir infecções.

Medicina Ayurveda

O açafrão é um tempero amarelo-alaranjado muito comum no interior do Brasil, embora seja oriundo da cozinha oriental, onde está presente nos chamados curries.

No oriente, contudo ele não é apenas um tempero.

O açafrão (ou cúrcuma) tem sido usado há pelo menos 2.500 anos como um composto medicinal no sistema de medicina Ayurveda, da Índia.

Pesquisadores da Universidade do Estado do Oregon (EUA) e da Universidade de Copenhague (Dinamarca), descobriram que uma das razões para esse uso tão duradouro está em uma proteína presente no açafrão.

O peptídeo antimicrobiano catelicidina - conhecido como CAMP (Cathelicidin AntiMicrobial Pptide) - é um elemento importante do nosso sistema imunológico no combate a várias bactérias, vírus e fungos.

Valor fisiológico

O impacto da curcumina neste papel não é tão potente quanto o da vitamina D, mas é forte o suficiente para ter um valor fisiológico.

"A curcumina, como parte do açafrão, é geralmente consumida na dieta em níveis bastante baixos," disse Adrian Gombart, membro da equipe.

"No entanto, é possível que o consumo sustentado ao longo do tempo possa ser saudável e ajude a proteger contra a infecção, especialmente no estômago e no trato intestinal."

A curcumina também tem sido estudada por sua propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.