25/07/2019

Quer aumentar a criatividade? Jogue Minecraft sem tentar ser criativo

Redação do Diário da Saúde
Quer aumentar a criatividade? Jogue Minecraft sem tentar ser criativo
Outros estados já haviam mostrado que informações demais destroem a criatividade. Já os mundos imaginários haviam sido associados com criatividade nas crianças.[Imagem: Iowa State University]

Videogames e criatividade

Alguns videogames que promovem a liberdade para criar, em comparação com aqueles onde se deve seguir missões predefinidas, podem aumentar a criatividade, demonstrou a equipe do professor Douglas Gentile, da Universidade do Estado de Iowa.

Nos experimentos práticos com voluntários, a equipe comparou o efeito sobre a criatividade de jogar Minecraft, com ou sem instruções prévias, jogar um videogame de corrida ou assistir a um programa de TV.

Aqueles que receberam a liberdade de jogar Minecraft sem qualquer instrução prévia mostraram-se os mais criativos.

Mas basta dar uma missão aos jogadores desse mesmo jogo que sua criatividade despenca.

"Não é só que o Minecraft possa ajudar a induzir a criatividade. Parece haver algo sobre a escolha de fazer isso que também importa," disse Gentile.

Para quem não está familiarizado com o jogo, o Minecraft é como um mundo virtual de Lego. O jogo, que vendeu mais de 100 milhões de cópias, permite que os jogadores criem mundos únicos e construam qualquer coisa que possam imaginar.

Liberdade e criatividade

Após 40 minutos de jogo ou assistindo TV, os 352 participantes completaram várias tarefas de criatividade.

Para medir a produção criativa, os pesquisadores pediram a cada um para desenhar uma criatura de um mundo muito diferente da Terra. Criaturas mais parecidas com os humanos tiveram baixa pontuação para criatividade e aquelas menos humanas receberam notas mais altas.

Os designados aleatoriamente para jogar Minecraft foram divididos em dois grupos. Um deles recebeu uma instrução específica para que jogassem o mais criativamente possível.

Surpreendentemente, aqueles que receberam essa instrução para serem criativos foram os menos criativos na hora de desenhar o extraterrestre.

Os pesquisadores dizem que não têm uma explicação clara para isso: "Ser orientado a ser criativo pode ter limitado suas opções durante o jogo, resultando em uma experiência menos criativa," disse o pesquisador Jorge Herrera. "Também é possível que eles usaram todos os seus 'efeitos criativos' enquanto jogavam e não tinham mais nada quando chegou a hora de completar o teste."

Então, se você quer se tornar mais criativo, jogue Minecraft apenas por diversão, sem qualquer objetivo a não ser o próprio ato de jogar.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.