20/06/2012

Chá preto demais pode aumentar risco de câncer de próstata

Com informações da BBC

Chá demais

Nos países da Comunidade Britânica é comum tomar muito chá.

Mas um nível realmente alto desse consumo - sete xícaras de chá preto por dia - aumenta em até 50% a chance de desenvolver câncer de próstata.

Foi o que constatou uma pesquisa realizada na Universidade de Glasgow, na Escócia, fez um acompanhamento do estado de saúde de 6 mil voluntários do sexo masculino ao longo de 37 anos.

Chá preto

Os participantes do estudo tinham de responder um questionário sobre seus hábitos de consumo de chá, café, álcool, cigarro e suas condições gerais de saúde.

Menos de um quarto dos participantes do estudo eram consumidores regulares de grandes quantidades de chá.

Destes, 6.4% desenvolveram câncer de próstata ao longo de 37 anos.

Aqueles que bebiam mais que 7 xícaras de chá por dia tinham um risco muito maior de desenvolver câncer de próstata do que os que não bebiam chá ou que consumiam menos de 4 xícaras por dia.

Contrário do chá verde

O estudo foi comandado por Kashif Shafique, do Instituto de Saúde e Bem Estar da Universidade de Glasgow.

Shafique afirmou que "estudos anteriores haviam indicado uma relação direta entre o consumo de chá preto e o câncer de próstata ou ainda um efeito preventivo do chá verde".

"Não sabemos se o chá em si é um fator de risco ou se os consumidores de chá são geralmente mais saudáveis e vivem até mais tarde, quando o câncer de próstata é, de toda forma, mais comum," concluiu.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.