13/02/2017

Dormir para perder peso? Parece um sonho

Com informações da BBC
Dormir para perder peso? Parece um sonho
Dormir mal aumenta o apetite e a quantidade de calorias ingeridas.[Imagem: Andrew Stevovich/Wikimedia]

Apetite e sono

Quando a questão é controlar o peso, normalmente recorremos a dietas e exercícios físicos, mesmo que estes não se mostrem muito eficazes.

Mas diversos estudos científicos sugerem que, se o objetivo é reduzir as calorias ingeridas, também devemos prestar atenção no nosso tempo de sono.

Uma pesquisa recente da universidade britânica King's College de Londres revisou dezenas de estudos sobre a relação entre uma boa noite de sono e o apetite.

Embora nem todos os participantes tenham-se mostrado afetados da mesma maneira, no geral dormir menos de sete horas por noite leva as pessoas a comerem muito mais.

Sono e hormônios

Segundo os pesquisadores, uma noite de sono ruim afeta dois hormônios-chave relacionados à fome.

Por um lado, gera um aumento do hormônio grelina, que estimula determinados neurônios hipotalâmicos, provocando um aumento do apetite.

Por outro, suprime um hormônio chamado leptina, que normalmente emite um sinal que informa ao hipotálamo que o corpo já tem reservas suficientes, ou seja, que estamos saciados, e o apetite deve ser inibido.

Além disso, alguns estudos sugerem que, quando somos expostos à comida em um estado de privação do sono, há uma ativação maior em áreas do cérebro associadas com a recompensa e a busca de prazer.

Isso pode fazer com que escolhamos alimentos com maior teor de açúcar e gordura, ao invés de outras opções mais saudáveis.

Dormir bem para emagrecer

Todos esses fatores ajudam a explicar por que, a longo prazo, existe uma forte ligação entre dormir mal, aumento de peso e outros problemas de saúde, como diabetes tipo 2.

Assim, a recomendação da equipe é que, se você tem problemas para manter o peso ou para resistir à tentação de alimentos menos saudáveis, considere aumentar suas horas de sono.

Pode ser uma forma fácil, barata e agradável de fazer a diferença na dieta.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.