29/10/2021

Felicidade diminui risco de demência

Redação do Diário da Saúde
Felicidade na velhice diminui risco de demência
E, caso você não esteja se sentindo particularmente feliz, é bom saber que a felicidade pode ser aprendida.[Imagem: Pixabay]

Felicidade e saúde mental

Sentir-se feliz com a vida diminui o declínio cognitivo comumente observado nas pessoas mais velhas.

Após um acompanhamento de 12 anos, pesquisadores concluíram que as chances de desenvolver comprometimento cognitivo, como demência, são menores naqueles com melhor bem-estar psicológico.

Embora estudos anteriores tenham relatado benefícios da psicologia positiva nas funções cognitivas, os voluntários haviam sido rastreados apenas por um curto período de tempo, o que pode subestimar a associação entre bem-estar psicológico e mudança cognitiva.

"Nossos resultados têm implicações para as políticas e práticas relacionadas ao apoio aos idosos para preservar a função cognitiva na velhice, uma vez que o bem-estar psicológico é modificável," disse Lydia Li, professora da Universidade de Michigan (EUA).

Além disso, aumentar o bem-estar psicológico dos idosos não apenas melhora sua qualidade de vida, mas também pode diminuir a carga e os custos associados ao comprometimento cognitivo para o sistema de saúde.

Deficiência cognitiva

Cerca de 2.640 voluntários tiveram início de deficiência cognitiva em uma das entrevistas de acompanhamento, e os números aumentaram ligeiramente ao longo do tempo, passando de cerca de 11% durante o intervalo de 2002-2005 para 13,3% no intervalo de 2011-2014.

Para avaliar o bem-estar psicológico, os idosos respondiam a perguntas sobre seu otimismo, consciência, solidão, autoestima e outros fatores. Eles também informavam o tipo de apoio social que recebiam, como visitas de familiares e amigos, além do estado de saúde.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.