13/07/2021

Para fugir da depressão e ficar pra cima, acorde mais cedo

Redação do Diário da Saúde
Para fugir da depressão e ficar
É importante dormir bem; por isso, tome cuidado com os mitos sobre o sono.[Imagem: MiguelRPerez/Pixabay]

Sono contra depressão

Sentindo-se pra baixo? A saída pode ser tão simples quanto ajustar a hora do seu despertador.

Pesquisadores descobriram que acordar apenas uma hora antes do normal pode reduzir o risco de depressão em 23%.

Os resultados também mostraram que, a cada hora que acordamos mais cedo, os benefícios aumentam, portanto, ajustar o seu horário de sono pode ser bom para a sua saúde mental.

Para chegar a essa conclusão, a equipe da Universidade do Colorado, MIT e Harvard (EUA) analisou dados genéticos de quase 840.000 adultos. Os dados também incluíram 85.000 pessoas que usaram rastreadores de sono de vestir por 7 dias e 250.000 outros que preencheram questionários de preferência de sono.

Vá dormir mais cedo

Cerca de 33% dos participantes costumavam ir para a cama cedo e levantar-se cedo, 9% iam para a cama tarde e levantavam-se tarde, enquanto o restante ficava no meio-termo.

O ponto médio do sono (meio caminho entre a hora de dormir e a hora de acordar) era 3 horas da manhã, o que significa ir para a cama às 23 horas e se levantar às 6 da manhã.

Aquelas pessoas que iam para a cama até 1 da manhã e passaram a ir dormir à meia-noite, mantendo a mesma duração do sono, apresentaram um risco 23% menor de se sentirem deprimidas. Aquelas que passaram a ir para a cama às 23h reduziram o risco de depressão em cerca de 40%.

Não houve indícios que sugiram que os madrugadores poderiam se beneficiar de acordar ainda mais cedo.

"Já sabemos há algum tempo que existe uma relação entre o tempo de sono e o humor," comenta a professora Celine Vetter. "Mas uma pergunta que frequentemente ouvimos dos médicos é: 'Quanto precisamos fazer as pessoas acordarem mais cedo para vermos um benefício?' Descobrimos que mesmo o horário de sono uma hora mais cedo está associado a um risco significativamente menor de depressão."

Hora ideal para dormir

Pelo menos com base neste estudo, não parece existir uma hora ideal para ir para a cama, para acordar ou mesmo de duração do sono.

"É improvável que haja uma janela específica para dormir que seja melhor para todos, é mais provável um intervalo," disse Vetter. "Qualquer lugar entre sete e nove horas por dia é ideal para adultos."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.