24/04/2020

Gene do filtro solar natural influencia como produzimos vitamina D

Redação do Diário da Saúde
Gene do filtro solar natural influencia como produzimos vitamina D
Há algum tempo os cientistas vêm alertando que o exagero no uso de filtros solares causa deficiência de vitamina D, sobretudo nas crianças. E vários estudos confirmam que a falta de luz solar e vitamina D aumenta o risco de câncer.[Imagem: FRL/UCR]

Fator de proteção solar natural

Variações genéticas na pele podem criar um filtro solar natural.

A descoberta ocorreu quando Joana A. Revez e colegas do Instituto do Cérebro de Queensland (Austrália) estavam investigando os genes ligados à produção da vitamina D.

Os resultados sugerem que variantes genéticas no gene HAL (histidina amônia-liase) podem variar a concentração de uma pequena molécula na pele que age como um fator de proteção solar interno.

Essa molécula absorve a luz UVB - ultravioleta tipo B, a luz que nosso corpo usa para produzir vitamina D. E a quantidade dessa luz disponível para nossa pele influencia a quantidade de vitamina que podemos produzir.

"Este estudo implicou vários novos genes relacionados à pele que afetam nosso status de vitamina D - diferentes da cor da pele, que afeta nossa capacidade de produzir vitamina D, dependendo da concentração do pigmento melanina na pele," disse o professor John McGrath. "A vitamina D é o hormônio da luz do sol e precisamos da luz do sol sobre a pele para produzi-la, mas variações em nossos genes também influenciam a eficiência com que fazemos isso.

Causa ou consequência

A equipe encontrou 143 genes associados com a concentração de vitamina D em nosso corpo.

"Anteriormente, conhecíamos apenas seis regiões, então essas descobertas fornecerão novas ideias sobre como nosso corpo lida com a vitamina D," disse a pesquisadora Naomi Wray. "O estudo encontrou muitos novos candidatos interessantes que podem ajudar a nossa compreensão dos fatores que influenciam a concentração de vitamina D.

Mais do que isso, os resultados dão suporte à hipótese de que um baixo nível de vitamina D no corpo pode ser consequência de problemas de saúde, e não um fator que contribua para o risco dessas doenças. Mas essas associações terão que ser estudadas caso a caso.

"Nossas descobertas são um tesouro de pistas que manterão os pesquisadores ocupados por um longo tempo," disse Wray.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.